Tal como o Macan de combustão, a gama 718 será descontinuada na primavera por não cumprir com os novos regulamentos de cibersegurança impostos pela União Europeia
A Porsche irá abandonar a comercialização dos 718 Cayman e 718 Boxster na União Europeia, com estes desportivos de motor de combustão a não serem atualizados para a nova norma de cibersegurança que entrarão em vigor a partir de julho deste ano.
A União Europeia irá instituir novos regulamentos de proteção informática (ou cibersegurança) e de segurança a partir de julho deste ano, com muitos fabricantes a optarem por, simplesmente, descontinuarem modelos ao invés de investirem na atualização dos sistemas de infoentretenimento com elevados custos financeiros. Neste sentido, por exemplo, também a Fiat irá descontinuar o 500 com motor de combustão na Europa, por não cumprir com as futuras normas de segurança geral, mas continuará a ser produzido na Argélia, para o mercado local e contíguos.
Em confirmação oficial ao site Motor1, Oliver Hilger, responsável da gama de produto 718, explicou que “a aplicação da diretiva [europeia] exige não só ajustes na implementação técnica, por exemplo nas unidades de controlo, mas também, essencialmente, uma alteração dos processos na fase de desenvolvimento. Por exemplo, os sistemas de gestão terão de ser desenvolvidos e certificados no que respeita à cibersegurança”.
“Nada disto pôde ser levado em conta no desenvolvimento dos modelos de combustão do 718, já que nenhum dos requisitos eram conhecidos ou aplicáveis naquela data”, acrescentou.
No caso da Porsche, tal aconteceu com o Macan de combustão (a versão elétrica está já na calha), também os 718 deixarão de ser vendidos na UE por não cumprirem com as novas normas de cibersegurança, o que não quer dizer que represente um risco para os seus utilizadores ou proprietários, mas apenas e só que não cumprem com novos requisitos, mais exigentes. Aliás, os 718 a combustão manter-se-ão à venda nos restantes mercados mundiais.
De acordo com a mesma fonte, os mais exclusivos Cayman GT4 RS e Boxster RS Spyder, de edição limitada, manter-se-ão em comercialização.
Comments