Português, dividindo o Acura ARX-06 com o norte-americano Ricky Taylor, venceu corrida com 100 minutos em Detroit, ronda 5 do IMSA. Esta dupla não ganhava no campeonato de resistência desde a corrida 10 de 2022, em Road America!
É o representante português na edição deste ano das 24 Horas de Le Mans, a 15 e 16 de junho, participando na categoria LMP2 com o Oreca 07-Gibson da formação United Autosports USA, na companhia dos britânicos Ben Hanley e Bem Keating, e ganhou motivação extra para a participação numa corrida que já venceu em 2020, ao regressar aos triunfos no campeonato norte-americano de resistência (IMSA) e, assim, acabar com jejum que durava desde 7 de agosto de 2022!
Na corrida com 100 minutos no circuito com 2,647 km e 10 curvas nas avenidas e ruas de Detroit, “à sombra” dos arranha-céus do complexo Renaissance Center e do Cobo Arena (no primeiro, encontrava-se o quartel-general histórico da General Motors; no segundo, realizava-se o maior salão automóvel da América do Norte, o North American International Auto Show) –, Albuquerque e Taylor, neste protótipo LMDh com chassis Oreca e motorização híbrida da formação Wayne Taylor Racing e “apoiado” pela Andretti, colocaram o ponto final em sequência de azares e erros que impediram vitórias, conseguindo resultado que pode relançá-nos na corrida a título que perseguem há anos.
“Não consigo expressar esta emoção. Não é a minha primeira vitória, mas sinto-a como se fosse. Depois de tantos meses de frustração, encontrar-me outra vez no lugar mais alto do pódio deixa-me muito feliz e orgulhoso”, disse o português, que elogiou o trabalho do companheiro de equipa, o autor “da manobra extraordinária que valeu o comando da corrida”. Na cidade no Michigan, no circuito que recebeu a Fórmula 1 de 1982 a 1988, a dupla luso-americana, após arrancar da 4.ª posição da grelha de partida, conseguiu vitória que a promoveu de 8.º para o 6.º no quadro classificativo do campeonato.
Na categoria principal do campeonato IMSA (GTP), Porsche 963 em 2.º e Cadillac V-Series.R em 3.º. Dane Cameron e Felipe Nasr, igualmente num 963 da Porsche Penske Motorsport, terminaram em 4.º, mas continuam no topo da classificação, com 1669 pontos, “contra” os 1430 de Albuquerque e Taylor. A próxima ronda da competição realiza-se no dia 23, em Watkins Glen, Nova Iorque.
Comments