O próximo membro da “Garagem de Sonho” da Alpine, o A390 está a cumprir os derradeiros testes de desenvolvimento no gelo da Lapónia, no Norte da Suécia. Este modelo, que apresenta estilo SUV “fastback” e terá afinação desportiva mais vincada, graças a um sistema de propulsão composto por três motores elétricos e vetorização attiva de binário. O A390 será revelado em maio antes de chegar aos mercados na parte final deste ano.
O A390 é o “senhor” que se segue no plano de lançamentos da Alpine. O SUV “fastback” de cinco lugares está a ser submetido aos últimos testes antes do lançamento, dentro de alguns meses, para afinar o chassis e tecnologias de condução. Nesta fase, encontra-se nas condições climáticas extremas da Lapónia, essenciais para avaliar a durabilidade, fiabilidade e desempenho em condições que a marca adianta serem equivalentes a cinco anos de utilização acelerada.
Com temperaturas que atingem os -40°, os testes em estradas com neve ou em lagos gelados são necessários para as equipas de desenvolvimento validarem o desempenho do A390, ao qual tem sido dado grande atenção por parte da equipa técnica da Alpine: desde o sistema motriz composto por três motores elétricos aos cinco modos de condução, incluindo o novo "Track Mode", passando pelo Alpine Active Torque Vectoring (Vetorização Ativa de Binário), todos os elementos são avaliados ao longo dos testes, para garantir uma sensação e um comportamento em estrada ao nível dos objetivos da marca francesa.
São também analisadas numerosas caraterísticas, como a qualidade do aquecimento, do desembaciamento e da descongelação, bem como o controlo eletrónico de estabilidade) na neve.

Primeiras imagens
A Alpine revelou também os primeiros detalhes do protótipo, apresentado aqui pela primeira vez na sua versão definitiva, embora extensivamente camuflado para não dar a conhecer a sua identidade final. Alguns detalhes foram já revelados, como as dimensões exteriores: mede 4.615 mm de comprimento, 1.532 mm de altura e 1.885 mm de largura.
Em termos de elementos de “design”, o A390 apresenta uma assinatura luminosa única, inspirada no A390_β concept, que, por sua vez, se inspira na do Alpenglow. Sob a faixa de luz frontal aparece um conjunto de triângulos iluminados, denominados "Cosmic Dust", evocando a imagem de um cometa a perfurar a atmosfera.
Ainda na dianteira, uma lâmina no capot melhora o fluxo de ar sobre a parte superior do automóvel, ao passo que a grelha microperfurada orienta o ar de forma otimizada, o que também é determinado pelas grandes grelhas laterais que formam uma cortina de ar.
Na traseira, destaque para o “spoiler” e para a assinatura luminosa mais desportiva, com recurso à tecnologia LED.
Sobre o interior, permanece o segredo. A única indicação dada é que terá volante desportivo, em couro Nappa e base plana, evocando o envolvimento da marca no desporto automóvel. Igualmente inspirado nos volantes dos carros de Fórmula 1 da Alpine, este terá três comandos: OV (Overtake), RCH (Recharge) e modos de condução com acesso direto, com o aparecimento de um novo modo de condução, o "Track", dedicado a acções mais desportivas.

O A390 será produzido na fábrica de Dieppe, sede histórica da marca, enquanto a fábrica Renault de Cléon produzirá os três motores. A marca contará ainda com diversas parcerias para componentes, como a Devialet para o sistema áudio de qualidade superior e a Michelin para o desenvolvimento dos pneus, com a designação específica A39.
O primeiro fastback desportivo 100% elétrico da Alpine, o A390, será apresentado a 27 de maio de 2025, em Dieppe (França), por ocasião das celebrações do 70.º aniversário da marca.
Comments