O primeiro automóvel da série "Mythos" da Mercedes-AMG, o PureSpeed, representa homenagem à participação da marca alemã na competição e conta com recursos derivados dos monolugares, como o Halo para proteção dos dois ocupantes. Serão fabricadas apenas 250 unidades, todas com motor V8 4.0 biturbo e 585 cv.

Tradução direta do esforço e empenho da Mercedes-AMG no mundo da competição, o PureSpeed foi apresentado oficialmente no fim de semana do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1, sendo proposto em edição limitada a apenas 250 unidades e com características tão particulares como o “cockpit” totalmente aberto sem para-brisas ou tejadilho e com o sistema de proteção Halo a servir de elemento fundamental do conceito geral.
O desenho do AMG PureSpeed é caracterizado por silhueta baixa, "capot" longo e muito trabalhado aerodinamicamente e nariz de tubarão em que sobressai a estrela da Mercedes em cromado escurecido, elementos reminiscentes do AMG One.
O extenso trabalho da equipa de aerodinâmica é também evidente nos pequenos defletores parcialmente transparentes na frente e nas laterais, que evitam que a turbulência incomode o condutor e o passageiro. Além disso, existem ainda elementos aerodinâmicos em fibra de carbono visíveis na parte inferior da carroçaria e difusor traseiro de desempenho fundamental. Não faltam ainda elementos ativos, como um "spoiler" traseiro extensível integrado na tampa da mala, que pode adotar até cinco ângulos em velocidades acima de 80 km/h.
O desenho das jantes de alumínio forjado, de 21'' (pneus 275/35 R21 à frente e 305/30 R21 atrás), é caracterizado por coberturas em fibra de carbono nos eixos dianteiro e traseiro, encontrando-se as segundas totalmente fechadas, para diminuição da resistência ao ar. Já as coberturas dianteiras estão abertas, para otimização do arrefecimento dos travões.

Estrutura rígida e Halo
A arquitetura deste Mercedes é baseada na de outros AMG, com um chassis em alumínio e estrutura de elevadíssima rigidez, assim apropriada para condução muito desportiva, por ser muito resistente à torsão e leve. Entre os materiais utilizados estão o alumínio, magnésio, fibra de carbono e aço.
Destaque para a integração do sistema Halo
Mas o destaque vai mesmo para a integração do sistema Halo em substituição dos pilares A e do para-brisas convencionais. Este elemento de proteção inspira-se nos monolugares de competição e protege a cabeça dos ocupantes em caso de acidente. Neste caso, é composto por um suporte tubular em aço, estando firmemente ligado à estrutura do automóvel. O sistema de proteção em caso de capotamento também inclui dois “roll-bars” escondidos sob as proteções atrás do habitáculo. Num detalhe peculiar, o Halo é indiretamente iluminado na parte inferior por estreitas faixas de LED, numa variação ao conceito de iluminação ambiente.
Existem também dois capacetes aerodinamicamente otimizados, concebidos e fabricados especificamente para o Mercedes-AMG PureSpeed. São fornecidos na cor do automóvel e possuem um sistema de comunicação por intercomunicador. Como caraterística adicional, os "smartphones" podem ser emparelhados com o sistema de intercomunicação, permitindo que o condutor e o passageiro falem ao telefone e ouçam música através dos altifalantes dos capacetes.

Proteger o legado
Para honrar a tradição do automobilismo da Mercedes-AMG, alguns dos seus atributos são inspirados na competição: os dois arcos atrás dos bancos apresentam emblema AMG reminiscente de carros como o 300 SLR, que a dupla Stirling Moss/Denis Jenkinson levou ao triunfo na edição de 1955 das Mille Miglia, enquanto a pintura da carroçaria é a icónica tonalidade “flecha de prata” com acabamento em “mystic silver magno”.
O pacote de estilo “motorsport” opcional oferece acabamentos que vão do “Vermelho Le Mans” ao cinzento grafite com um padrão AMG preto. Este último é uma homenagem à cor do Mercedes que venceu a corrida Targa Florio na Sicília há 100 anos. O carro tinha acabamento em vermelho, uma cor utilizada apenas pelos fabricantes italianos na altura, mas que naquele caso teve um objetivo… estratégico.
Os carros de corrida alemães eram tradicionalmente brancos, pelo que o acabamento vermelho destinava-se a evitar que os “tifosi” (adeptos italianos) tentassem bloquear o carro alemão. O plano funcionou: com Christian Werner ao volante, o Mercedes 2 litros com o número 10 foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. Para comemorar esta vitória de há 100 anos, o pacote de estilo desportivo apresenta um “10” na lateral dianteira.
Interior desportivo
A bordo, sem tejadilho ou para-brisas, o foco vai para a configuração do "tablier" e para os diversos elementos do interior, como os bancos AMG Performance com revestimentos especiais em couro e pespontos decorativos únicos. A área atrás dos bancos conta com fibra de carbono. Os painéis das portas, por seu turno, aparecem em couro, ao passo que o volante AMG Performance também adota um padrão de duas tonalidades, que pode ser visto noutros pontos do habitáculo.
Outro destaque no interior é o relógio analógico feito à medida, concebido pela IWC Schaffhausen. Está colocado de forma proeminente no meio do painel de instrumentos numa caixa em forma de gota em preto brilhante sobre uma base feita de fibra de carbono visível. A base do relógio apresenta um design sofisticado que faz com que o relógio pareça flutuar. O cronómetro “premium” tem um mostrador específico PureSpeed com losangos AMG. Para uma visibilidade ótima, o mostrador é iluminado ao anoitecer e no escuro. Para quem aprecia a qualidade sonora, este AMG conta ainda com sistema de som surround Burmester High-End 3D, com 15 altifalantes e 1170 watts de potência. Nota final para a insígnia na consola central a indicar que se trata de uma edição limitada (“1 em 250”), pertencente à série Mythos, estritamente limitada.
O bilugar não está 100% desprotegido em condições de mau tempo
Mas, este bilugar não está totalmente desprotegido em condições de mau tempo, já que adota, de série, uma cobertura de proteção contra as intempéries. Esta é estendida sobre o interior, incluindo o Halo, e fixada às cavas das rodas da forma tradicional. Cada cliente recebe também uma cobertura interior AMG específica para o PureSpeed, feita à medida.

Potência V8
No compartimento do motor estão o bloco V8 4.0 biturbo com 585 cv e 800 Nm, com a experiência de condução aberta a oferecer uma sensação de velocidade vertiginosa. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 3,6 segundos e pode atingir os 315 km/h de velocidade máxima.
O motor está associado à caixa AMG Speedshift MCT 9G com tempos de passagem melhorados, ao passo que a tração é feita às quatro rodas, através do sistema AMG Performance 4MATIC+
O chassis beneficia de sistemas como a suspensão AMG Active Ride Control com barras estabilizadoras semiativas, as quais compensam o rolamento da carroçaria em curvas feitas de forma mais rápida, e eixo traseiro direcional com atuações distintas consoante a velocidade – abaixo dos 100 km/h virando na direção oposta das rodas da frente e acima dos 100 km/h virando no mesmo sentido. Já o sistema de travagem é composto por discos em cerâmica para desempenho otimizado e resistente à fadiga.
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