Aston Martin elétricos podem vibrar como os V12!
- Pedro Junceiro
- 4 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de fev.
A Aston Martin está a equacionar equipar os seus futuros automóveis elétricos com sistemas capazes de mimetizar a vibração de um motor V12 para assim melhorar a ligação entre os condutores e os veículos. Recorde-se que o primeiro elétrico da marca britânica está previsto para 2030.

Na era da eletrificação, os construtores de automóveis desportivos enfrentam a dificuldade suplementar de agradar aos puristas, nomeadamente, em termos de sonoridade e de sensação de envolvência na condução. Entre as soluções encontradas até agora está a utilização de altifalantes que emitem uma sonoridade específica para o interior – e para o exterior, nalguns casos –, mas a Aston Martin está a ponderar equipar os seus elétricos vindouros com um sistema capaz de causar vibrações, como se tivesse um motor de combustão.
A ideia foi apontada por Adrian Hallmark, administrador-delegado da Aston Martin, citado pela revista britânica Autocar, que explicou como isso poderia ajudar a marca a manter-se fiel aos seus pergaminhos desportivos.
Hallmark explicou que não aprecia ideias como as da Abarth ou da Hyundai, de criar sonoridades falsas a partir dos altifalantes, mas admite que ficou “esperançado” numa solução depois de conduzir um Mercedes-AMG EQS, o qual indicou que “sem mudanças de caixa falsas ou ruído do motor, [o EQS] ressoa. Não estou a falar emocionalmente, mas fisicamente”.

E prosseguiu: “Se mapeássemos a telemetria do motor V12 do Valkyrie, ou mesmo do motor da versão de corrida, medíssemos as frequências e as integrássemos na estrutura da carroçaria do veículo, as associássemos à posição do acelerador e suprimíssemos os ruídos de frequência elétrica, sentir-nos-íamos exatamente como se estivéssemos num Valkyrie ou noutro automóvel de 12 cilindros”, afirmou, demonstrando confiança de que este caminho poderia ser seguido de forma a “criar uma ligação emocional”.
Ou seja, a Aston Martin estará disposta a seguir por um caminho inovador no que diz respeito ao compromisso de condução dinâmica, embora esteja por saber se esta solução será exequível de alcançar já nos primeiros modelos da marca.

Parceria com a Lucid
Já confirmada está a parceria entre a Aston Martin e a Lucid, marca que irá fornecer os sistemas de baterias e grupos motopropulsores para os veículos elétricos de última geração da companhia de Gaydon, num contrato de valor superior a 450 milhões de dólares.
A Aston Martin terá acesso direto à tecnologia de propulsão elétrica exclusiva da Lucid
A Aston Martin terá acesso direto à tecnologia de propulsão elétrica exclusiva da Lucid, incluindo a sua unidade de propulsão de motor duplo de desempenho ultra-elevado, a tecnologia de baterias de renome e a “Wunderbox” (acelerador de carregamento).
Hallmark garante que os modelos da Aston Martin serão desenvolvidos e afinados de acordo com os seus atributos característicos, como fez nos últimos anos ao abrigo da parceria com a Mercedes-AMG. Mas, o responsável da Aston Martin também aponta que o objetivo para o futuro passará pela redução do peso, para assim conseguir o comportamento esperado por parte dos modelos da marca.
“O problema com os veículos elétricos a bateria é que é muito difícil obter a sensação dinâmica que se obtém com um automóvel de desempenho genuinamente leve. A massa é o inimigo e nos veículos elétricos, a massa faz parte do ADN”, é citado.
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