É este o sucessor do GTE que competiu no WEC a partir de 2012 e somou um total de 52 vitórias e 11 títulos mundiais durante carreira desportiva muitíssimo bem-sucedida
A Aston Martin, na apresentação da geração nova do Vantage, superdesportivo com V8 4.0 Biturbo que disponibiliza 665 cv e 800 Nm, apresentou a máquina que desenvolveu para competir nos principais campeonatos de GT e resistência, nomeadamente no WEC (Mundial) e no IMSA (América do Norte). O sucessor do GTE que totalizou 52 vitórias e 11 títulos entre 2012 e 2023 foi desenvolvido em colaboração pelos departamentos de competição (AMR) e “performance” e tecnologia (AMPT) da marca britânica e mantém a mecânica poderosíssima da versão de estrada.
Curiosamente, a apresentação do Vantage GT3 acontece após a estreia em competição, a 27 e 28 de janeiro, nas 24 Horas de Daytona, na Florida, EUA, no arranque da edição-2024 do campeonato norte-americano de resistência (IMSA). A corrida contou com três Asrton Martin na partida, mas apenas um completou a maratona, registando-se, assim, duas desistências, uma na sequência de colisão, outra devido a falha elétrico. Contudo, todos somaram muitos quilómetros, o mais importante nesta fase inicial do programa!
Durante este ano, a Aston Martin planeia entregar até 30 Vantage GT3, confirmando-se a participação do modelo noutros campeonatos, inlcuindo no Fanatec World Challenge, European Le Mans Series (ELMS) e Nürburgring Langstecken (NLS). No WEC, dois carros em ação, com as equipas Hert of Racing e D’station Racing, com apoio da Prodrive e da AMR, “contra” BMW, Corvette, Ferrari, Ford, Lexus, Lamborghini, McLaren e Porsche.
O regulamento da competição, recorda-se, limita o número de automóveis por fabricante e privilegia as marcas que também competem na categoria de topo (Hypercar), como é o caso da formação inglesa, que tem entrada no Mundial (e no IMSA) programada para 2025, com o Valkyrie. Este ano, na estreia da categoria LMGT3 do campeonato da FIA e nas 24 Horas de Le Mans (15 e 16 de junho), 18 automóveis e nove construtores.
No Vantage de 2024, na comparação com o de 2023, registam-se mudanças no capítulo aerodinâmico, na geometria das suspensões ou no arrefecimento dos travões, explicou Adam Carter, o homem-forte da Aston Martin para os programas de GT e resistência.
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