top of page
Foto do escritorVítor Mendes da Silva

Opel Astra Sports Tourer em versões Electric

Atualizado: 29 de mar.

A carrinha elétrica da marca do relâmpago tem 156 cv e percorre até 413 km entre recargas da bateria, que podem realizar-se a 80% em 30 minutos num terminal público com 100 kW! Preços a partir de 38.620 €



A Opel, aos clientes do Astra Sports Tourer, fez questão de proporcionar-lhes a possibilidade de escolherem a opção de mobilidade mais adaptada às necessidades individuais. Por isso, a partir de maio, versões elétricas na gama! A plataforma EMP2 permite que este Electric seja igual aos modelos homónimos equipados com motores térmicos, uma vez que a bateria está arrumada sob o habitáculo – aumento o peso, sim, mas este posicionamento baixa o centro, o que reduz os impactos dos quilogramas a mais na condução e na dinâmica.

 

O Sports Tourer tem mais 5,7 cm entre eixos que o Astra de 5 portas, o que contribui para a disponibilidade de mais espaço para pernas nos bancos traseiros (medimos cerca de 3 cm de diferença) e ajuda a somar 122 litros à capacidade da bagageira, que tem 516 litros (597 nas versões térmicas) e funcionalidade. O portão pode ter acionamento elétrico e, encontrando-se associado à chave ‘Mãos-Livres’ (tranca e destranca o veículo por proximidade), também abre ao movimento de pé sob o para-choques (opcional proposto por 400 €). Os acessos são amplos, com os quase 60 cm de altura da plataforma ao solo a facilitarem muitíssimo quer a colocação, quer a retirada de objetos pesados. O compartimento tem formas regulares, com 102 cm de largura e comprimento, 48 cm de altura até à chapeleira e 70 cm até ao tejadilho.



Bateria (bem!) protegida durante 8 anos

Comparada com a berlina de 5 portas, a carrinha acrescenta, ainda, o rebatimento tripartido dos encostos dos bancos traseiros (40/20/40), que pode acionar-se a partir de duas patilhas laterais no interior da mala – no cenário de carga máxima, medimos 1,82 metros livres entre os encostos dianteiros e o portão. O piso da bagageira é amovível e pode colocar-se em dois planos, em altura. Na posição mais elevada, facilidade de acesso a um alçapão com cerca de 15 cm de altura para mais arrumações, mas este espaço também pode aproveitar-se para os cabos de carregamento da bateria.

 

O Opel Astra Electric tem bateria com 54 kWh de capacidade, que alimenta o motor elétrico com 156 cv e 270 Nm, conjunto responsável pela autonomia média homologada de 413 km, segundo a norma WLTP. E pode carregar-se até 80% do acumulador de energia em cerca de 30 minutos, encontrando-se ponto de alimentação rápida, de corrente contínua, de 100 kW. De série, carregador trifásico de 11 kW para “wallbox” doméstica. No Opel, a garantia para a bateria é de 8 anos ou 160 mil km para a bateria (deste período, se a capacidade baixar dos 70%, substituição gratuita do componente). Em todas as operações de manutenção, clientes com certificados de qualidade do sistema elétrico nas mãos, documento que pode utilizar-se na revenda do automóvel.



Primeiras impressões de condução

Como seria de esperar, o Astra Sports Tourer Electric mexe-se sempre de forma ligeira, com a entrega da potência gerida pelos três modos de condução (Eco, Normal e Sport), sendo no terceiro que a reação ao acelerador é mais instantânea (0-100 km/h em 9,3 s). No chassis, o aumento da firmeza da suspensão nota-se bem, condição para lidar com peso a mais, mas o conforto de rolamento mantém-se entre as qualidades da geração nova do Opel… Existe um modo de regeneração de energia durante as desacelerações e travagens (posição B da caixa) que aumenta, ligeiramente, o efeito do travão-motor. Neste primeiro contacto, consumo na ordem dos 17 kWh/100 km, registo acima dos 15 kWh anunciados pela Opel.

 

O Astra Sports Tourer Electric encontra-se equipado de série com muitos apoios eletrónicos à condução e elementos que valorizam o conforto o bordo. Incluindo iluminação interior em LED e o “cockpit” Pure Panel digital (ecrãs de 10’’ para instrumentação e multimédia). O GS, o topo de gama, conta com banco desportivo ergonómico ativo que melhora o bem-estar do condutor. Além das caixas dos espelhos retrovisores exteriores em preto e das jantes de liga leve de 18’’, estilo desportivo sublinhado pelo tejadilho em preto karbon e pelo emblema da Opel e as letras Astra em preto brilhante.

 

Os preços do Opel Astra Sports Tourer Electric “arrancam” nos 41.270 € - isto é, 1100 € mais que os da variante de 5 portas. O montante apresentado no início do texto é promocional e, complementarmente, pressupõe a retoma de automóvel usado e, ainda, o financiamento da compra.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page