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Até 1108 cv no Porsche Taycan Turbo GT!

Foto do escritor: José CaetanoJosé Caetano

Atualizado: 29 de mar. de 2024

É o automóvel de produção em série mais potente da marca alemã tem motor(es) elétrico(s) em vez de mecânica térmica e apresenta-se-nos como recordista tanto no Nürburgring, na Alemanha, como no Laguna Seca, nos EUA! 0-100 km/h em 2,2 s e velocidade máxima de 315 km/h



O Taycan (Model Overview Taycan | Porsche Car Configurator) encontra-se na gama da Porsche desde 2019 e, este ano, regista-se atualização do automóvel elétrico que a marca alemã propõe com três carroçarias, por somar as variantes Sport Turismo e Cross Turismo com 5 portas à berlina com 4. Entre as novidades, topos de gama novos batizados com nomes “à medida”, sobretudo considerando-se que modelo de produção em série mais potente na história do fabricante: 1108 cv!

 

Na gama-2024 do Taycan, duas versões ultradesportivas: Turbo GT e Turbo GT com Pacote Weissach. Na segunda, orientada para a condução em circuito, não dispõe de bancos posteriores, o que melhora a relação peso-potência de automóvel com mais de 1110 cv, o que soma à otimização da aerodinâmica e do chassis, de forma a proporcionar experiência de condução (ainda!) mais desportiva. No eixo traseiro, por exemplo, encontra-se inversor mais eficiente e potente produzido em material semicondutor específico (carboneto de silício).



Taycan GT Turbo e Taycan Turbo GT com Pacote Weissach, ambas disponíveis para entrega na primavera, são iguais técnica e tecnologicamente, mas a 2.º conta com menos equipamentos, por isso pesando menos 75 kg, facto que explica os menos 0,1 s no arranque 0-100 km/h (a marca alemã reivindica 2,2 s!) ou os mais 15 km/h de velocidade máxima, com 305 km/h “contra” 290 km/h. Preço(s): 252.795 €.

 

A 23 de fevereiro do ano passado, conta-o a marca, o novo Taycan Turbo GT com o Pacote Weissach ganhou o título de automóvel elétrico mais rápido numa volta ao Circuito de Laguna Seca, na Califórnia (EUA), com 1.27,87 m. Pouco tempo antes, 7.07,55 m no Nordschleife-Nürburing, Alemanha. Estes registos apresentam-nos o potencial fora de série de modelo com muita tecnologia “importada” do desporto, sobretudo do Mundial de Fórmula E, onde a Porsche “acelera” com os 9XX Electric do alemão Pascal Wehrlein e do português António Félix da Costa.



Turbo GT e Turbo GT com Pacote Weissach beneficiam de tudo o que a Porsche foi capaz de otimizar no Taycan, com o motor traseiro novo como “cabeça de cartaz”. Nas duas versões, até quatro níveis de potência: 580 kW (778 cv), 760 kW (1034 cv com o “overboost” acionado pelo controlo de arranque “Launch Control) e 815 kW (1108 cv), pico de potência disponível apenas durante 2 s! Complementarmente, o programa “Attack Mode” com atuação semelhante ao “push-to-pass” dos IndyCar, soma 120 kW (161 cv) aos 580 kW, o que facilita sobremaneira as ultrapassagens – nesta configuração, 700 kW (938 cv).

 

Nas duas versões de topo do Taycan, binário máximo de 1340 Nm. Na prática, isto assegura resposta instantânea aos movimentos no acelerador! O “Attack Mode” é ativado em patilha no volante, à direita. Existe segunda patilha, à esquerda, para a adaptação do nível de recuperação/regeneração de energia nas desacelerações e travagens. Nos dois Porsche, baterias de iões de lítio com 105 kWh de capacidade bruta (a útil é de “tão-somente” 97 kWh), o que permite percorrer até 555 km entre recargas – mais 1 km na versão mais rápida e… leve, de acordo com a Porsche.

 

Nos dois Taycan Turbo GT, suspensão Porsche Active Ride com afinação exclusiva. Também de série, rodas de 21’’, travões com discos carbocerâmicos, asa posterior adaptativa e faróis com tecnologia LED Matrix, entre muitos outros elementos que sublinham o posicionamento topo de gama das duas versões mais desportivas do EV da marca alemã!




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