top of page
Logotipo | e-auto

Audi A6 e-tron: eletrificação total

Foto do escritor: Pedro JunceiroPedro Junceiro

Após o Q6 e-tron, a Audi amplia a gama de elétricos de nova geração com o A6 e-tron a chegar agora ao mercado nacional. Assente na plataforma PPE (Premium Platform Electric), criada unicamente para modelos 100% elétricos, este modelo revela desenho muito aerodinâmico, com a marca a apontar a sua eficiência como argumento de proa: na versão de maior alcance, pode percorrer até 754 km com um único carregamento.



Detentor de desenho esguio guiado pelas necessidades da aerodinâmica, o Audi A6 e-tron (disponível em carroçarias Sportback e Avant) é o segundo modelo 100% elétrico a ter como “berço” a plataforma PPE, desenvolvida em parceria com a Porsche e com a particularidade de aceitar potências de carregamento bastante elevadas graças à arquitetura de 800 V.

 

Com a marca alemã a manter o seu plano de caminhar para os automóveis 100% elétricos (mas a ritmo mais moderado), o A6 e-tron assume assim uma posição importante na ampliação da oferta sem emissões por parte da Audi, dando igualmente passos fundamentais na área da digitalização.

 

Um dos primeiros aspetos a destacar nesta gama nova é o da elegância com efeitos aerodinâmicos. Com efeito, segundo a Audi, a versão Sportback tem o estatuto de modelo mais aerodinâmico de todo o Grupo Volkswagen, com um coeficiente de arrasto de 0,21 Cd (0,24 Cd na carrinha).


Audi A6 e-tron

Estes valores são alcançados por intermédio de soluções de “design” que seguem de perto aqueles já vistos no Q6 e-tron, como os faróis diurnos finos, a grelha “Singleframe” totalmente fechada e com máscara preta, na qual estão escondidos os faróis principais e outros elementos funcionais, como os sensores dos sistemas de assistência ao condutor e as entradas de ar. Além disso, tira partido ainda dos retrovisores digitais opcionais (1.600€), com rebatimento automático, os quais permitem acrescentar 14 km na autonomia. Quanto à traseira, tanto o Sportback, como o Avant, apresentam linhas robustas e uma faixa contínua de luzes tridimensionais, não faltando o difusor traseiro.

 

Depois, há outros atributos de “design” característicos da Audi e que voltam a estar presentes, como os “ombros” musculados das cavas das rodas traseiras, que evocam as do Audi quattro. A bateria, localizada em posição inferior, é representada visualmente pelo painel preto na parte inferior da carroçaria, estendendo-se até à traseira para criar a ilusão de maior comprimento.


Audi A6 e-tron

O A6 e-tron mede 4.928 mm de comprimento, 1.923 mm de largura e 1.487 mm de altura (1.527 mm no Avant), ao passo que a distância entre eixos é de 2.946 mm. A marca destaca a capacidade da bagageira (atrás), entre 502 e 1.330 litros (1.422 litros no Avant), e a existência de um espaço dianteiro (“frunk”) com 27 litros, com abertura elétrica e automática do capot graças à passagem da mão pela grelha dianteira.

 

A carroçaria tem oito cores exteriores à disposição no lançamento, incluindo a pintura base “Cinzento Magnet” e outras como a “Branco Glacier” metalizada ou a “Preto Mythos” metalizada. De série, dispõe de jantes aerodinâmicas de 19 polegadas, chegando às 21 polegadas opcionalmente para a versão S6 e-tron, a qual conta com jantes de 20 polegadas de série. A Audi propõe nove desenhos distintos.



Foco na iluminação 

A exemplo do que sucede noutros modelos da Audi, a iluminação interior e exterior tem um papel muito relevante na definição do modelo. Dependendo do equipamento, o A6 e-tron propõe luzes de circulação diurna digitais com tecnologia LED na frente e luzes traseiras digitais OLED de segunda geração, mais eficientes e multifacetadas nas suas competências, incluindo comunicação “car-to-X”. A luz de comunicação alerta outros utilizadores da estrada com antecedência sobre acidentes e avarias, exibindo uma assinatura de luz traseira específica e estática com símbolos de aviso integrados.

 

Além disso, o modelo conta oito assinaturas digitais nas luzes de circulação diurna nos faróis Matrix LED e nas luzes traseiras digitais OLED 2.0, podendo o condutor personalizar o grafismo (consoante a versão escolhida). De resto, o logótipo dos quatro anéis iluminado está presente na traseira, sendo uma estreia na marca em termos europeus.


Audi A6 e-tron

Interior avançado 

A bordo, o A6 e-tron segue os conceitos já vistos no Q6 e-tron e também no A5, procurando firmar a sua posição como uma proposta de requinte e, simultaneamente, tecnológica, graças ao ecrã panorâmico MMI, que apresenta um design curvilíneo e tecnologia OLED. Compõe-se pelo Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas e pelo ecrã MMI tátil de 14,5 polegadas. A filosofia “Digital Stage” é complementada pelo ecrã dianteiro para o passageiro, com 10,9 polegadas, o qual oferece funcionalidades restritas para esse ocupante sem interferir na atenção do condutor.

 

Realce ainda para a tecnologia melhorada do “head-up display” com realidade aumentada, projetando no para-brisas elementos-chave como a velocidade, sinais de trânsito, ícones de assistência à condução e navegação.

 

A marca destaca, ao mesmo tempo, o cuidado com os materiais usados no interior e que, numa primeira impressão, denotam maior refinamento e sensação envolvente do habitáculo. Aos revestimentos macios usados nos locais visualmente mais apelativos juntam-se ainda as áreas em preto brilhante nas zonas de operação.


Audi A6 e-tron

Os painéis das portas destacam-se por conter mais ecrãs, neste caso, os dos retrovisores digitais, em posição mais elevada do que no anterior Q8 e-tron, por exemplo, facilitando a sua visualização, ao mesmo tempo que a qualidade das imagens prima pela nitidez. A iluminação ambiente, sobretudo através da faixa de interação superior no painel de bordo, acentua o toque moderno, mas também funcional.

 

Adicionalmente, a Audi sublinha a presença do tejadilho panorâmico em vidro com controlo de transparência (opcional). Mediante controlo do utilizador, pode tornar o teto mais opaco ou transparente graças à tecnologia de cristal líquido disperso em polímero (PDLC). O vidro é controlado por segmentos, possibilitando assim diferentes níveis de opacidade no habitáculo entre os lugares dianteiros e traseiros. Podem escolher-se entre quatro configurações predefinidas.


Audi A6 e-tron

Infoentretenimento de ponta 

O ecrã central de 14,5 polegadas (e o opcional do passageiro) têm por base o sistema operativo Android Automotive OS, com atualizações “over-the-air” previstas e aplicações diretamente integradas no sistema, como o YouTube. Logo no lançamento, o modelo terá uma série de aplicações disponíveis, inseridas em categorias como Música, Vídeo, Jogos, Navegação, Estacionamento e Carregamento. A marca garante que a oferta será ampliada continuamente.

 

O controlo por voz foi melhorado com recurso ao assistente de voz da Audi, o Audi assistant, com que é possível pedir que sejam executados alguns comandos. Este assistente pode ainda tirar partido da integração com o ChatGPT (fornecido através do Microsoft Azure OpenAI Service) para responder a perguntas de conhecimento geral.

 

O A6 e-tron pode equipar sistema áudio Bang & Olufsen Premium Sound System com 20 altifalantes, quatro dos quais situados nos encostos de cabeça, e dois amplificadores para um total de 830 watts de potência.


Audi A6 e-tron

Autonomia e rapidez 

Na base da gama está o A6 e-tron, com 286 cv/210 kW (326 cv/240 kW em “Launch Control”), o qual acelera de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos. Esta variante conta com bateria de 83 kWh (75,8 kWh úteis), com autonomia de até 625 km no caso do Sportback (595 km no A6 Avant).

 

As versões de maior autonomia – e-tron performance e S6  e-tron quattro – recorrem a uma bateria de iões de lítio recém-desenvolvida, composta por 12 módulos e 180 células prismáticas, com uma capacidade bruta total de 100 kWh (94,9 kWh úteis) e autonomia de até 754 km na versão e-tron performance (até 716 km no Avant e-tron performance).

 

A versão A6 e-tron performance debita 367 cv/270 kW (381 cv/280 kW em “Launch Control”), acelerando de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, para uma velocidade máxima de 210 km/h.


Audi A6 e-tron

O mais potente da gama, o S6 e-tron tem uma potência de 503 cv/370 kW (551 cv/405 kW no modo “Launch Control”), acelerando de 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos. A velocidade máxima cifra-se nos 240 km/h. Estas variantes têm autonomia para até 661 km na variante Sportback (até 635 km na Avant).

 

Embora em Portugal não vá ter grande expressão, a versão A6 e-tron quattro também estará disponível, com uma potência de 428 cv/315 kW (462 cv/340 kW em “Launch Control”), cumprindo a aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Percorre até 714 km sem carregar na carroçaria Sportback (682 km na Avant).



A arquitetura de 800 V permite-lhe carregar a um máximo de 270 kW com a bateria de 100 kWh (225 kW para a variante de entrada A6 e-tron), demorando 21 minutos a subir de 10 para 80% do estado de carga (até 310 km em apenas 10 minutos). Tecnicamente avançado, permite carregamento otimizado em estações de carregamento de 400 volts, já que a bateria de 800 volts é eletricamente dividida em dois bancos de igual voltagem (400 volts), que podem ser carregados em paralelo com até 135 kW. Nas tomadas doméstica, admite até 11 kW, sendo que, numa segunda fase, terá carregamento AC de 22 kW.

 

O modelo recorre ainda a travagem regenerativa otimizada, podendo recuperar até 220 kW nas fases de desaceleração. Há também atuação mais eficiente na coordenação entre travagem mecânica e do motor elétrico. Como já é hábito, a intensidade da regeneração pode ser ajustada através de patilhas atrás do volante.


Audi A6 e-tron

Afinado a preceito 

O comportamento deste Audi A6 e-tron foi moldado para satisfazer o compromisso entre dinamismo e conforto, com os elementos do chassis a seguirem esse princípio. Entre os destaque está a suspensão pneumática adaptativa opcional – suspensão a ar com amortecimento controlado – para maior amplitude de amortecimento consoante as preferências do condutor e os modos de condução do Audi drive select, no qual não falta o modo “efficiency”, que rebaixa a suspensão em 20 mm para ajudar a aerodinâmica (dependendo da velocidade).

 

O sistema de tração integral dá primazia ao eixo traseiro, o que se explica também pelas dimensões diferentes dos motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro.

 

No que diz respeito aos assistentes de segurança, a Audi destaca o “adaptive cruise assist plus”, que apoia o condutor na aceleração, travagem, manutenção da velocidade e distância de segurança em autoestrada. Além de vários sensores (disponíveis dependendo da região), o sistema utiliza dados de mapas de alta resolução e dados em nuvem de veículos em circulação para melhorar a viagem.

 

A marca disponibiliza já todas as versões para encomenda, com os preços a começarem nos 66.900€ da versão A6 e-tron Sportback (68.741€ para o A6 e-tron Avant).


Audi A6 e-tron

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page