A marca alemã introduziu melhorias na dupla híbrida Plug-In Q7 e Q8 TFSIe quattro. Bateria atualizada, modos de condução mais eficientes e renovação estética.
Os novos Q7 55 TFSIe quattro e Q8 55 TFSIe quattro combinam um motor a gasolina, V6 de três litros, com um motor elétrico para oferecerem uma potência total de 394 cv e 600 Nm de binário. A nova bateria de lítio tem 25,9 kWh de capacidade – 22 kWh úteis – e permite uma autonomia combinada de 85 km, superando os 90 km em cidade. Já a versão topo de gama, 60 TFSIe quattro, disponível apenas no Q8, entrega uma potência total de 490 cv e um binário máximo de 700 Nm. Todas as versões têm uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 240 km/h e podem atingir os 135 km/h em modo 100% elétrico. A potência máxima de carregamento da bateria é de 7,4 kW.
Os SUV no topo de gama da Audi foram alvos de atualização importante, por introduzir melhorias tanto ao nível da bateria como dos modos de condução e da imagem exterior
O modo de condução híbrido permite agora dois tipos de funcionamento: auto e hold. No primeiro, o motor a gasolina é o principal responsável pela propulsão, sendo apoiado, quando necessário, pela vertente elétrica. O funcionamento preditivo é ativado sempre que é utilizada a navegação, forçando o maior número de quilómetros percorridos com energia elétrica, otimizando a carga da bateria em função do destino definido. No modo hold, a carga da bateria é mantida, o máximo possível, no seu nível atual - apenas com flutuações mínimas - gerida também pela capacidade de regenerar energia nas fases de desaceleração e travagem.
Ainda ao nível da condução, está igualmente disponível, em opção, a suspensão pneumática com amortecimento adaptativo – de série no Q8 TFSIe quattro – bem como um eixo traseiro direcional. Ainda ao nível do chassis, o sistema de estabilização eletromecânica ativa do rolamento adiciona a ambos os eixos um pequeno motor elétrico nas barras estabilizadoras capaz de controlar os movimentos da carroçaria, quer em estradas irregulares, quer em condução desportiva.
Ao nível do equipamento, os faróis LED de alta intensidade fazem parte da lista de série, estando os faróis Matrix LED disponíveis como opção, assim como os faróis HD Matrix LED com Audi laser light. Novidade absoluta é a possibilidade de escolher entre quatro assinaturas de iluminação para as luzes diurnas através do sistema de infotainment. No interior, em termos de personalização, estão agora disponíveis nove inserções decorativas e três novos acabamentos.
Preços para Portugal: Q7 55 TFSIe quattro (87.358 €); Q8 55 TFSIe quattro (101.419 €); Q8 60 TFSIe quattro (112.219 €)
A comercialização dos novos Q7 e Q8 TFSIe quattro inicia-se já este mês, estando previsto que as primeiras unidades cheguem ao mercado português durante o verão.
Comments