top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

BMW com produção de baterias “local para o local”

Atualizado: 31 de jul. de 2024

Com a sua estratégia “local para o local”, o Grupo BMW planeia produzir baterias de nova geração para elétricos em diversos pontos do mundo, destinando-as aos mercados locais. Desta forma, quer tornar a produção mais resistente às consequências de “acontecimentos económicos ou políticos” responsáveis por períodos de instabilidade que penalizam muito todas as áreas do setor automóvel.


Shenyang (China)

Antevendo a chegada da nova geração de automóveis elétricos (denominada “Neue Klasse”), o Grupo BMW prepara também a entrada em produção de geração nova de baterias de alto desempenho, ultimando uma rede de produção mais ampla.

 

Os modelos “Neue Klasse” irão incorporar as novas baterias de células cilíndricas, definidas pela BMW como “um salto tecnológico” graças à maior densidade energética (permitindo maior autonomia) e tempos de carregamento melhorados. Estas baterias serão montadas em novas instalações localizadas o mais próximo possível das fábricas de veículos, de acordo com o princípio “local para o local”.



De acordo com a marca germânica, esta abordagem permitirá tornar a produção muito menos dependente de fatores como “acontecimentos políticos ou económicos inesperados”, ou seja, ficando menos sujeita a guerras comerciais como a imposição de tarifas entre blocos económicos. Mas, existe ainda outro argumento para esta estratégia, com o Grupo BMW a indicar o fator de sustentabilidade acrescida: as curtas distâncias entre as fábricas de baterias e de veículos reduzirão a pegada de carbono da produção automóvel.

 

Estão atualmente a ser construídas instalações de montagem de última geração para baterias de alta tensão de sexta geração em Irlbach-Strasskirchen (Baixa Baviera), Debrecen (Hungria), Woodruff (perto da fábrica de Spartanburg, nos Estados Unidos da América), Shenyang (China) e San Luis Potosí (México).



Primeiros “Neue Klasse” virão da Hungria 

Os primeiros modelos “Neue Klasse” serão produzidos na nova fábrica do Grupo BMW em Debrecen, a partir de 2025. O fabrico de baterias de alta tensão e de veículos será lançado em paralelo, estando em funcionamento, desde o outono de 2023, o centro de formação, desde fevereiro deste ano, o centro de comunicações. O arranque da produção em série está previsto para o segundo semestre de 2025.

 

No ano seguinte, será a vez da China dar início à produção dos modelos “Neue Klasse” pela BMW Brilliance Automotive, uma “joint venture” estabelecida entre a marca alemã e a chinesa Brilliance Auto Group, nas instalações de Shenyang. As baterias de alta tensão de sexta geração necessárias para os automóveis serão fabricadas localmente, estando atualmente em curso a instalação da maquinaria para a respetiva montagem de componentes. As primeiras baterias pré-série fabricadas na China sairão da linha de produção no final deste ano.


As primeiras baterias pré-série fabricadas na China sairão da linha de produção no final deste ano

 Em 2027, os modelos “Neue Klasse” serão produzidos na fábrica mexicana de San Luis Potosí, estando em construção uma nova fábrica para a montagem de baterias de alta tensão. As próprias instalações do Grupo BMW também serão expandidas em mais de 90.000 metros quadrados.



Dos EUA à Alemanha 

Nos EUA, a fábrica do Grupo BMW em Woodruff, na Carolina do Sul, ocupará uma área de cerca de 93 hectares, criando mais de 300 novos postos de trabalho. Quando a construção estiver concluída em 2026, Woodruff montará baterias de alta tensão para automóveis totalmente elétricos fabricados na fábrica local de Spartanburg.

 

Na Alemanha, o grupo irá fabricar baterias de alta tensão para os modelos “Neue Klasse” na Baixa Baviera, fornecendo-as às fábricas locais. Ainda em construção, apenas recentemente foi erguido o primeiro de mais de 1000 pilares de betão para o pavilhão de produção.

 

Por outro lado, os protótipos de células de bateria com as especificações “Neue Klasse” já estão a ser fabricados no Centro de Competências de Fabrico de Células (CMCC) do Grupo BMW em Parsdorf, a leste de Munique.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page