Reforço da parceria com a Toyota permitirá produzir uma nova motorização a hidrogénio para automóveis de passageiros e comerciais, bem como expandir a infraestrutura.
A BMW está a preparar-se para lançar no mercado o seu primeiro automóvel de produção em série com propulsor a hidrogénio já em 2028. A notícia, refere o "website" Automotive News Europe, surge no seguimento do reforço da colaboração da marca com a Toyota.
A parceria estratégica entre os dois gigantes do mundo automóvel suportará o desenvolvimento de uma nova motorização com pilha de combustível a hidrogénio para ser aplicada quer em veículos de passageiros, quer em comerciais. A colaboração visa igualmente reforçar a infraestrutura existente, um dos fatores que mais tem limitado a implementação e crescimento da tecnologia.
O modelo iX5 tem sido a base de um dos protótipos de teste da BMW há já vários anos, SUV equipado com uma pilha de combustível desenvolvida pela Toyota. Recorde-se que a marca japonesa comercializa desde 2021 a segunda geração do Mirai, berlina equipada com tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio.
Ambas as marcas têm-se assumido como líderes no desenvolvimento da tecnologia que, defendem, permitirá oferecer uma mobilidade sem emissões, mas igualmente sem questões de ansiedade inerentes a autonomia limitada, uma vez que o tempo de abastecimento é idêntico ao de um veículo com motor Diesel ou a gasolina.
Comments