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BMW iX ganha autonomia (e potência)

Foto do escritor: José CaetanoJosé Caetano

O segundo automóvel elétrico da marca da hélice (o i3 estreou esta tecnologia em 2013) e o quarto membro da gama “i” recebeu modernização, apenas a primeira desde o arranque da produção em série, em julho de 2021. No novo BMW iX, que conta com três versões, encontramos mais potência e, sobretudo, autonomia.



O iX posiciona-se no topo da gama de Sport Activity Vehicles (SAV) da BMW desde o verão de 2021. Antecipado no outono de 2018, no salão de Los Angeles, EUA, pelo Vision iNEXT, este automóvel com quase 5 m de comprimento e 3 m entre eixos surgiu no mercado como a segunda proposta elétrica do fabricante de Munique, Alemanha, que estreou a "fórmula" no mercado "premium" em 2013 (i3), e o quarto membro da “família” da subdivisão “i”.


Na versão xDrive60 do iX (544 cv), que tem bateria com 109 kWh de capacidade, possibilidade de mais de 700 km de condução entre recargas (nestas operações, potência máxima de 195 kW)

 

Na primavera, novidades no iX, prometendo-se, por exemplo, versão que percorre mais de 700 km (a BMW reivindica 701...) entre recargas da bateria, o que acontece pela primeira vez na marca alemã. Trata-se do xDrive60 com 544 cv (400 kW) e 600 Nm posicionado na gama entre o xDrive45 (408 cv/300 kW, 700 Nm) e o M70 xDrive (656 cv/485 kW, 1100 Nm), dois modelos que apresentam autonomias inferiores (602 km e 600 km, respetivamente, segundo a homologação europeia WLTP).



No entanto, comparadas com os três iX que “saem de cena” – xDrive40, xDrive50 e M60 xDrive –, estas versões-2025, sem exceção, são mais potentes e têm, também, autonomias maiores. Na gama, duas baterias, com 90 kWh e 109 kWh de capacidade. A primeira está disponível apenas no xDrive45 (200 km/h e 5,1 s de 0 a 100 km/h) e admite carregamentos rápidos com potências até 175 kW (0-80% em 28 minutos), a segunda equipa os outros dois SAV e autoriza estas operações com até 195 kW (0-80% em 35 minutos). No xDrive60, 200 km/h e 0-100 km/h em 4,6 s. No M70 xDrive, 250 km/h e 0-100 km/h em 3,7 s. Logo, no frente a frente com os antecessores, os três são, também, (ainda) mais rápidos!


Na edição original do iX, versões xDrive40, xDrive50 e M60 xDrive. Na primeira, 326 cv, 200 km/h, 6,1 s no arranque 0 a 100 km/h e até 435 km de autonomia (a bateria tinha "apenas" 71 kWh de capacidade). Na segunda, 523 cv, 200 km/h, 4,6 s e até 628 km (105,2 kWh). Por fim, na terceira, 619 cv, 250 km/h, 3,8 s e até 565 km (105,2). Para os carregamentos rápidos, potências máximas de 150 kW, com o acumulador mais pequeno, e 195 kW, com o maior.



A BMW explica estes resultados positivos com o aumento da eficiência energética (anuncia redução de mais de 8% no consumo, também de acordo com o protocolo de homologação WLTP). Isto conseguiu-se com tecnologia nova para as células da bateria, que contribuiu, igualmente, para aumento de até 40% na autonomia do iX, SAV que a marca faz na fábrica de Dingolfing, Alemanha. A atualização do “hardware” e do “software”, sobretudo na área da eletrónica da potência (modernizou o inversor, por exemplo), e a adoção de pneus novos contribuíram para estes resultados.


A atualização beneficiou, igualmente, o desenho e o equipamento do iX, mudança percetível no “rosto” do SAV, que tem grelha redesenhada e faróis LED adaptativos novos. Contando com o pacote M Sport, que está entre os opcionais para as duas versões menos potentes, o automóvel ganha imagem mais dinâmica e desportiva, pretensão que também encontramos num interior que combina luxo e sofisticação. Ainda no “cockpit”, em estreia no SAV com motorizações elétricas, bancos multifuncionais M com apoios laterais maiores e, de série, sistema de som Harman Kardon Surround.



A edição nova do iX conta o com sistema operativo BMW 8,5. No painel de bordo, a marca propõe a versão mais moderna do “display” curvo para a instrumentação e o programa multimédia, e assistente pessoal inteligente. Por fim, entre os ADAS (apoios eletrónicos) inscritos no equipamento, encontra-se Highway Assistant que permite condução autónoma de Nível 2+.

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