A BMW revelou o automóvel que irá dar ao piloto que se revelar o mais rápido das sessões de qualificação desta temporada do MotoGP: um M5 novo com 727 cv de potência e 1000 Nm de binário.
É mais um aliciante para os pilotos de MotoGP: aquele que obtém a melhor pontuação no acumulado de todas as sessões de qualificação dos Grandes Prémios do ano recebe o BMW M Award 2024. Mas, além do troféu evocativo que fica bem em qualquer prateleira, o prémio mais cobiçado é o automóvel que a marca alemã oferece ao vencedor.
O BMW M Award é dado ao piloto de MotoGP com os melhores resultados de qualificação de cada temporada
Desde 2003 que o BMW M Award é dado ao piloto de MotoGP com os melhores resultados de qualificação de cada temporada, sendo decidido através da acumulação de pontos pelas suas posições de qualificação em cada fim de semana de Grande Prémio, espelhando o sistema de pontos utilizado nas corridas.
Nos últimos dois anos, o prémio foi entregue a Francesco Bagnaia, mas é o espanhol Marc Márquez que leva o recorde absoluto de triunfos – entre 2013 e 2019, venceu o galardão por sete vezes consecutivas, preenchendo também a sua garagem com vários modelos da BMW.
Este ano, o vencedor levará como troféu o BMW M5 de nova geração, modelo revelado recentemente e que tem como elemento de destaque o sistema híbrido de alta performance M Hybrid, composto por um bloco V8 com tecnologia M TwinPower Turbo e por um motor elétrico pensado para as prestações. O modelo conta ainda com caixa M steptronic de oito velocidades e tração integral M xDrive com transferência da potência predominante ao eixo traseiro. No total, o M5 debita 727 cv de potência e 1000 Nm de binário, acelerando de 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos.
“Há mais de duas décadas que a BMW M GmbH recompensa o vencedor do BMW M Award com um carro incrível e o M5 deste ano não é diferente”, disse Dan Rossomondo, Diretor Comercial da Dorna Sports, detentora dos direitos do MotoGP, após a apresentação do veículo, no passado GP da Áustria.
“Para além de ser espetacular, contém tecnologia inovadora, que personifica na perfeição o que o MotoGP também representa: performance, paixão e inovação. O Prémio BMW M é um pilar fundamental da nossa parceria, um prémio altamente cobiçado entre os nossos pilotos e uma prova do quanto a BMW M GmbH valoriza os seus feitos na pista”, complementou.
Aleix Espargaró e Raúl Fernández não perderam a oportunidade de experimentar as emoções do M5 de nova geração do Red Bull Ring, mas as suas hipóteses de vencerem o modelo alemão são poucas – Espargaró é atualmente quarto no BMW M Award, com 127 pontos, ainda assim bastante melhor do que os 51 pontos de Fernández. Com 209 pontos, o líder deste prémio é Jorge Martin, sendo seguido por Francesco Bagnaia, com 184 pontos.
Comments