BMW primeira no Prólogo do Mundial de Resistência
- José Caetano
- 23 de fev.
- 3 min de leitura
Sexta-feira, dia 28, o “pontapé de saída” da 13.ª edição do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), com os 1812 km do Catar, no Circuito de Lusail, outra vez o “palco” do Prólogo que antecede o arranque da temporada (durante dois dias, em ação, 18 hipercarros de oito marcas e 18 LMGT3 de nove). A BMW, com o M Hybrid V8 e Robin Frijns, protagonizou a volta mais rápida. E o português Bernardo Sousa, no Ford Mustang LMGT3 da alemã Proton Competition, preparou-se para a estreia na competição.

O neerlandês Robjin Frijns, com 1.38,921 m nos 5,418 km de Lusail (197,1 km/h de velocidade média), aos comandos do BMW M Hybrid V8 número 20 do Team WRT, protagonizou a volta mais rápida do Prólogo que antecede o que início do Mundial de Resistência (WEC) – a primeira corrida da temporada 13 está marcada para dia 28, sexta-feira, também no circuito catari, com corrida de 1812 km (esta distância remete-nos para o Dia Nacional do Catar, 18 de dezembro, e acaba após 10 horas, mesmo encontrando quilómetros por cumprir…).

Frinjs, que também compete na Fórmula E, com a Envision, e divide o M Hybrid V8 com René Rast e Sheldon van der Linde, conseguiu este registo no quarto treino de Prólogo que teve quatro sessões em dois dias que prometerem campeonato ainda mais competitivo do que em 2024. Os resultados quer na categoria Hypercar, quer na LMGT3 prenunciam-no. No programa de preparação para a 13.ª edição do WEC (no calendário, oito corridas, incluindo as 24 Horas de Le Mans, em La Sarthe, a 14 e 15 de junho) estiveram 36 carros (e, este ano, as grelhas admitem 40, isto é, mais três): 18 hipercarros de oito marcas – Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Ferrari, Peugeot, Porsche e Toyota –, e 18 LMGT3 de nove fabricantes – Aston Martin, BMW, Corvette, Ferrari, Lexus, McLaren, Mercedes-AMG e Porsche.
Entre os hipercarros, nas primeiras seis posições, máquinas de três marcas (BMW, Cadillac e Ferrari), mas nenhuma das equipas campeãs em 2024 – a Porsche, com o 963, ganhou entre os pilotos, enquanto a Toyota, com o GR010 Hybrid, ganhou o campeonato de construtores. E, neste Prólogo para o Mundial de 2025, à frente de alemães e japoneses, posicionou-se, ainda, o Alpine A424 de Mick Schumacher, o sétimo mais rápido, a 0,534 s do BMW de Robin Frijns (ver quadros em baixo).

Bernardo Sousa em estreia
Entre os LMGT3, Ferrari nos dois primeiros lugares, com os 296 LMGT3 da Vista AF Corse a terminarem este Prólogo separados por 0,020 s! Também nesta categoria, a temporada promete, com o sexto mais rápido a 0,197 s do “cavallino rampante” de Simon Mann, o autor do melhor registo do programa, com 1.54,790 m. No total, percorreram-se mais de 12.000 km durante as quatro sessões, que contaram com a participação do português Bernardo Sousa, madeirense de 37 anos que transita dos ralis para os circuitos e as corridas de resistência, com o Ford Mustang LMGT3 da equipa alemã Proton Competition.

Para Sousa, o Prólogo representou uma oportunidade perdida. Incidente durante a primeira sessão, com o britânico Ben Tuck no Ford (princípio de incêndio), obrigou a reparação extensa e demorada que impediu o regresso à pista e, assim, também a acumulação de quilómetros para ganhar (mais) experiência e ritmo.

Quinta-feira, dia 17, sessão de qualificação para a primeira corrida do Mundial: em 2024, Matt Campbell (Porsche 963), em Hypercar (1.39,347 m) e Tom Van Rompuy (Corvette Z06 GT3.R), em LMGT3 (1.54,372 m) garantiram as duas “pole positions” e a Porsche Penske Motorsport, com o 963 número 6 (Estre, Lotterer e Vanthoor), e a Manthey PureRxcing, com o Porche 911 GT3 R (Malykhin, Sturm e Bachler), foram as equipas vencedoras da edição de estreia dos 1812 km do Catar, com 355 voltas e 299, respetivamente.

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