top of page
Logotipo | e-auto

BYD: baterias de estado sólido em 2027

Atualizado: 24 de fev.

A BYD prevê comercializar os seus primeiros automóveis com baterias de estado sólido em 2027, em número ainda reduzido, antes de passar para uma fase de produção em massa na viragem da década. A marca chinesa pretende ser uma das primeiras a apostar nesta tecnologia de nova geração.



Apostada em ter um papel pioneiro na adoção de baterias de estado sólido, vistas como fundamentais para uma nova geração de veículos elétricos, a BYD pretende ter as suas primeiras unidades instaladas em automóveis em 2027, antes de passar para uma fase mais massificada em 2030.

 

O plano da marca, cuja fundação está intimamente ligada ao desenvolvimento e produção de baterias, foi avançado por Sun Huajan, Diretor Tecnológico da Shenzhen BYD Lithium Battery Co., Ltd., durante o Fórum de Desenvolvimento e Inovação de Baterias de Estado Sólido da China, que teve lugar no fim de semana passado, de acordo com o site Car News China.

 

Apesar de a tecnologia estar a demorar mais tempo do que o inicialmente esperado por todos os fabricantes (sobretudo, devido a reações químicas inesperadas em ciclos de carregamento sucessivos), a BYD já produziu as primeiras unidades de teste, de 60 Ah, no final de 2024, antevendo agora um período de testes continuados em condições reais até poderem ser comercializadas em veículos de gama alta a partir de 2027.



 O desenvolvimento irá continuar com vista à implementação de baterias de estado sólido utilizando sulfureto, esperando que a partir de 2030 os seus custos baixem radicalmente e, com isso, possam ser utilizadas em veículos elétricos mais acessíveis, incrementando a sua autonomia e capacidade de recarga.

 

Do mesmo construtor, Lian Yubo, engenheiro automóvel e diretor do Instituto de Investigação em Engenharia Automóvel, aposta igualmente nessa tecnologia de estado sólido, mas também garante que as baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) serão importantes durante os próximos 15 e 20 anos, sobretudo para o segmento mais acessível.

 

Outros construtores, como a Nissan, a Honda ou a Toyota estão também a apostar nas baterias de estado sólido, prevendo ter esses componentes para os automóveis elétricos de nova geração em torno do final da década.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page