Vice-presidente da marca chinesa em Lisboa para inaugurar concessionário em Lisboa que consolida a parceria com a Salvador Caetano Auto. No próximo ano, (mais!) dois automóveis novos, um para o segmento A (citadinos), outro para o B (compactos)
A BYD abriu concessionário na Avenida Marechal Gomes da Costa, em Lisboa, assim cumprindo outra etapa do plano de expansão no mercado nacional, que pressupõe a disponibilidade de 34 locais da marca representada pela Caetano Auto até ao final de 2025 – a marca encontra-se em Portugal desde meados do ano passado. Stella Li, vice-presidente e diretora para a América do construtor chinês, deslocou-se a Portugal para participar na abertura do espaço da Caetano Tec e apresentar planos de expansão que não mudam com a travagem na procura de automóveis elétricos e introdução de tarifas aos produtos “made in China” com motorizações elétricas.
A marca encontra-se em Portugal desde meados do ano passado
O concessionário da Caetano Tec é o 21.º da BYD em Portugal, entre continente e ilhas. Atualmente, a marca posiciona-se no topo do “ranking” mundial nas vendas de automóveis movidos a energias novas (elétricos e híbridos Plug-in), com quota de 22% e 1.920.968 unidades vendidas entre janeiro e julho, registo que supera os resultados combinados de Tesla e Grupo VW, respetivamente, segundo e terceiro classificados na tabela. Em julho, esta companhia baseada em Shenzhen, China, foi mesmo o terceiro maior fabricante automóvel mundial, com 315.600 unidades, superando-a apenas a Toyota (651.200) e a Volkswagen (346.200).
Atualmente, a BYD encontra-se 88 países (e regiões) e mais de 400 cidades, mas a ambição é aumentar o ritmo de crescimento, sobretudo na Europa, o que sustenta o projeto para duas fábricas na região nos próximos anos, na Hungria e na Turquia. Em Portugal, o sucesso da empreitada expressa-se nos números das vendas ou na quota de 5,8% nas matrículas de automóveis elétricos, no acumulado de 2024. “A parceria é estratégica para o Grupo Salvador Caetano, que está muito empenhado no sucesso do processo de transição para uma mobilidade elétrica cada vez mais acessível”, disse Sérgio Ribeiro, administrador da Salvador Caetano Auto.
“A BYD distingue-se pela inovação tecnológica, que é fundamental para cumprir o compromisso de contribuir, ativamente, para uma mobilidade elétrica acessível a todos. Em 2023, só em programas de desenvolvimento e investigação, investimos mais de cinco mil milhões de euros. A empresa tem mais de 100 mil funcionários dedicados a esta área e mais de 48 mil patentes registadas globalmente”, afirmou Stella Li. E é isto que explica o facto de apresentar modelos com mais de 75% dos componentes fabricados internamente. Assim, maior capacidade de reação, mais flexibilidade e menos dependência de terceiros, combinação que contribui para a competitividade de marca que reivindica posicionamento “premium acessível” e está numa fase de crescimento exponencial.
Em Portugal, atualmente, a gama da BYD tem seis automóveis elétricos
Em Portugal, atualmente, a gama da BYD tem seis automóveis elétricos (Dolphin, ATTO 3, Han, Tang, Seal e Seal U), um híbrido Plug-In (Seal U DM-i) e, também, um comercial ligeiro elétrico (ETP3). Em 2025, marca chinesa com novidades tanto no segmento A (citadinos) como no B (subcompactos).
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