Presente no Salão de Bruxelas, na Bélgica, o C5 Aircross Concept antevê SUV para revelar durante a segunda metade do ano. O diretor-geral da Citroën, Thierry Koskas, no certame, assegurou que o desenho do automóvel de produção em série será cerca de 95% idêntico ao do protótipo. Este modelo será posicionado no topo da gama do fabricante francês.
A Citroën tem um ano cheio pela frente, com a mudança de uma parte significativa da sua gama de modelos. Começa pelos novos C3 e C3 Aircross e prolongar-se-á com os novos C4 e C4 X, mas está previsto também o lançamento de novo modelo de topo, o C5 Aircross, que Thierry Koskas, o CEO da marca, garante estar 95% alinhado em termos visuais com o protótipo ali revelado.
“Sim, o modelo final de produção está 95% aproximado ao desenho do C5 Aircross Concept que vemos aqui. Embora este sendo um protótipo tenha, como é costume, uma postura mais robusta e larga. No entanto, está muito próximo”, afirmou Koskas à E-Auto no dia de abertura do Salão de Bruxelas.
Porém, uma diferença importante será a da cor, já que a tonalidade usada no protótipo, denominada “Verde Lima,” não será transposta para a fase de produção em série. Tudo por uma razão de custos. “infelizmente, aquilo que não verão na versão final será a cor, o que lamento imenso porque iria vender bem. Trabalhámos imenso com a equipa de ‘design’ para criar a cor e é extremamente bela, porque, consoante a luz, tem uma tonalidade diferente de acordo com o ângulo. É extremamente bonita, mas também bastante cara, porque são precisas muitas camadas [de tinta] e não seria rentável, por isso esqueçam…”, afirmou Koskas, que deixou claro, no entanto, que a Citroën precisa “de ter cores mais vibrantes”.
Múltiplas versões
Concebido sobre a plataforma STLA Medium do Grupo Stellantis, o C5 Aircross será capaz de integrar diferentes unidades motrizes, tanto híbridas “mild hybrid”, “plug-in” e 100% elétrico com autonomias sem emissões até aos 680 km.
A versão de produção também terá um foco muito vincado na eficiência aerodinâmica, com um trabalho efetuado na carroçaria a pensar no alongamento da autonomia, um pouco como já sucedeu com o DS Nº8.
A Citroën deverá revelar o novo C5 Aircross após o verão, com o lançamento previsto para os meses seguintes.
Comments