A Cadillac, depois de confirmado o ingresso no Campeonato do Mundo já em 2026, coincidindo com a introdução de regulamento técnico novo na categoria mais importante e mediática do desporto automóvel, anunciou a criação de divisão para o desenvolvimento de unidades de potência próprias, que a marca da General Mortos deverá utilizar apenas a partir do final da década. Até lá, competirá como "cliente" da Ferrari.

Os esforços de entrada da Cadillac na Fórmula 1 prosseguem, com a TWG Motorsports, que gere a Andretti Global e a formação de Fórmula 1 da Cadillac, e a General Motors (GM), consórcio proprietário da marca norte-americana, a anunciarem a criação de divisão para o desenvolvimento de unidades de potência de nova geração.
A GM Performance Power Units LLC será responsável pela conceção dos motores a utilizar no futuro pela Cadillac na Fórmula 1, mantendo-se no caminho para se tornar uma equipa 100% oficial e capaz de construir todos os componentes fundamentais, sobretudo chassis e motorizações híbridas até final da década.
Para comandar o departamento novo, a TWG Motorsports nomeou Russ O'Blenes
Para liderar este departamento, a TWG Motorsports nomeou Russ O'Blenes, que será o diretor-geral e terá a seu cargo o desenvolvimento dos grupos propulsores da escuderia de Fórmula 1 da Cadillac. Com mais de 30 anos de experiência em engenharia relacionada com o automobilismo, O'Blenes, atualmente, é o diretor da equipa de Propulsão e Desempenho da GM Motorsports.

Na carreira de O’Blenes contam-se proezas técnicas como o desenvolvimento de motores para diversos carros de competição muito bem-sucedidos, tendo liderado, igualmente, o departamento de competição da Pontiac, sedeado no estado Michigan, nos EUA, também a região do quartel-general da GM (Detroit).
“O Russ traz uma vasta experiência de muitos campeonatos e possui conhecimentos técnicos excecionais, incluindo a liderança dos nossos motores híbridos IMSA Cadillac e Corvette C8.R, que são comprovadamente vencedores”, afirmou o presidente da GM, Mark Reuss. “Na F1, vamos demonstrar as capacidades tecnológicas e de engenharia da nossa empresa num palco global e Russ é a escolha certa para liderar a equipa que fará com que isso aconteça”, acrescentou.
A GM já iniciou o programa de desenvolvimento da tecnologia planeada a unidade de potência com que a Cadillac competirá na Fórmula 1, encontrando-se mesmo a trabalhar num protótipo da futura motorização híbrida
A engenharia da unidade de potência de F1 irá fazer avançar a experiência da GM em eletrificação, tecnologia híbrida, combustíveis sustentáveis, motores de combustão interna de alta eficiência, controlos avançados e sistemas de “software”.Existem planos para abrir, em 2026, uma instalação dedicada à Performance Power Units LLC próximo do Centro Técnico que a GM tem em Charlotte, na Carolina do Norte, EUA.
Comments