Audi Q4 e-tron, BMW iX3 e Mercedes-Benz EQC são apresentados como os “alvos” do Optiq, o SUV elétrico novo com que a Cadillac e a General Motors ambicionam recuperar (algum) protagonismo no mercado europeu. Os norte-americanos falam em autonomias até 480 km, mas não anunciaram qualquer data para a introdução do modelo fabricado no México neste lado do Atlântico…
A General Motors (GM) sentou-se no “trono” da indústria automóvel durante quase oito décadas, mas a Toyota, em 2008, acabou com reinado de 77 anos da empresa com quartel-general em Detroit, cidade no estado do Michigan, nos EUA.
À época, convergiram o crescimento do construtor nipónico e o declínio do fabricante norte-americano fundado em 1908, que tem, atualmente, quatro “bandeiras”: Chevrolet, GMC, Buick e Cadillac. A quarta é a marca de luxo do consórcio e, aproveitando-se desse estatuto, anunciou plano de “relançamento” no mercado europeu, onde tem a ambição de rivalizar com todos os emblemas “premium” de primeiro plano, casos de Audi, BMW e Mercedes-Benz.
Para concretizar este plano, ambicioso, a Cadillac tem automóvel novo, que propõe apenas com versões elétricas. Trata-se do Optiq com início de produção na fábrica de Ramos Arizpe, no México, planeado apenas para o outono. Posicionado na gama entre o Lyriq com motores alimentados apenas por baterias e o XTS com mecânicas de combustão interna a gasolina, este Sport Utility Vehicle (SUV) mede 4,820 m de comprimento e 2,954 m entre eixos. Considerando estas dimensões exteriores, os norte-americanos apresentam-no como concorrente de Audi Q4 e-tron, BMW iX3 e Mercedes-Benz EQC!
O Optiq tem como “alvos” os clientes que equacionam, pela primeira vez, a compra tanto de automóvel elétrico como de produto “premium”, antecipando-se preços a partir de 50.000 € nos EUA.
A marca anuncia dois níveis de equipamento (Luxury e Sport) para este SUV com 300 cv e quatro rodas motrizes – a alimentação dos dois motores elétricos é garantida por bateria (iões de lítio) com 85 kWh de capacidade, o suficiente para até 480 km de condução entre recargas. No equipamento de série, patilha no volante para ativação do “Range On Demand” para regeneração de mais energia nas etapas de desaceleração e travagem. Complementarmente, programa “One Pedal” e pacote aerodinâmico muito otimizado.
No Optiq, sistema multimédia com monitor curvo de 33’’, pacote GM Super Cruise de assistentes eletrónicos à condução e integração de serviços de Google, em vez de sistema compatível com Android Auto e Apple CarPlay. A marca não anunciou o plano para a Europa, mas este SUV, recentemente, foi “cabeça de cartaz” em Paris, na reinauguração do centro de exposição da Cadillac na capital francesa.
Comments