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CaetanoBus testa autocarro a hidrogénio

Foto do escritor: João IsaacJoão Isaac

Autocarro elétrico movido a hidrogénio cumpre programa de testes com sucesso. Empresa prepara entrega à Metro do Porto, para entrada ao serviço nos próximos meses.



A CaetanoBus desenvolveu e testou em ambiente de fábrica autocarro elétrico novo de 18 metros. Este modelo inovador – será operado na linha da Boavista da Metro do Porto – está equipado com a geração mais moderna da tecnologia de pilha de combustível (Fuel Cell) a hidrogénio da Toyota, também testada com sucesso pela CaetanoBus durante os Jogos Olímpicos de Paris, no ano passado.


Tecnologia Fuel Cell montada no autocarro novo permite até 480 quilómetros entre rebastecimentos

O CAETANO H2.CityGold 18 consegue percorrer, com apenas um reabastecimento, até 480 quilómetros e pode transportar 135 passageiros, dependendo da configuração do interior e da legislação em vigor no país em que opera. O modelo destaca-se, também, por estar equipado com sistemas de segurança e assistência à condução, bem como um sistema de controlo de semaforização, garantindo a fluidez do trânsito sem comprometer a mobilidade em ambiente urbano.



A primeira unidade foi testada com sucesso em ambiente de fábrica. Seguem-se os testes em estrada, sendo que as primeiras unidades, depois, serão entregues à Metro do Porto, estando prevista a sua entrada ao serviço em plena Avenida da Boavista, no Porto, durante o mês de maio. A CaetanoBus também tem carteira de encomendas para o mercado alemão, encontrando-se as entregas agendadas para o final de 2025 e 2026.


Em comunicado oficial, a empresa portuguesa destaca a autonomia e o reabastecimento como principais vantagens relativamente aos autocarros elétricos a bateria. A primeira é quase duas vezes superior e o reabastecimento de hidrogénio pode ser feito em apenas 15 minutos. Recorde-se que carregar a bateria de um autocarro elétrico pode exigir 4 horas de tempo de paragem.



O projeto MetroBUS da Metro do Porto – o qual combina a eficiência do metro com a flexibilidade dos autocarros – prevê ainda a instalação de um eletrolisador para a produção de hidrogénio verde, bem como a construção de infraestruturas de abastecimento e de geração de energia elétrica renovável, como por exemplo, os painéis solares. A implementação deste ecossistema, o qual inclui igualmente os serviços de manutenção dos veículos, é da responsabilidade de um consórcio português liderado pela própria CaetanoBus.

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