Canadá em rota de colisão com a Tesla
- João Isaac
- 20 de mar.
- 2 min de leitura
Marca de Elon Musk excluída de programas de incentivo, bem como de um salão automóvel.

A carreira política de Musk nos Estados Unidos da América, recentemente iniciada em ligação à administração Trump, continua a ter os seus efeitos no desempenho da Tesla. Depois das múltiplas recentes notícias nas quais é comunicado um recuo drástico das suas vendas, a marca de elétricos de Elon Musk parece estar agora em rota de colisão com o Canadá.
Temas como as potenciais tarifas aplicadas pelos EUA ou a polémica gerada pela hipotética e desejada anexação do Canadá, aliados ao discurso populista e radical da dupla Trump-Musk, provocaram uma retaliação de vários organismos canadianos. Um desses exemplos é a BC Hydro, uma grande empresa de distribuição de energia que já excluiu a Tesla do seu programa de incentivos de instalação de carregadores de automóveis elétricos.

A decisão entrou em vigor na semana passada e abrange todos os carregadores de veículos elétricos, as baterias de armazenamento de energia e os inversores fabricados pela empresa de Musk. Os residentes da Colúmbia Britânica terão de escolher outra marca de equipamentos e acessórios caso pretendam beneficiar dos incentivos financeiros disponíveis.
Também a cidade de Toronto está a retaliar às ações de Musk. Olivia Chow, a Presidente da Câmara da cidade, retirou todo o tipo de incentivos a veículos Tesla comprados para serviços de táxi ou de car sharing. A cidade tem vindo a oferecer aos profissionais do setor uma redução das taxas de licenciamento e das respetivas renovações até ao final de 2029 se os veículos forem elétricos. A partir de agora, a redução apenas estará disponível para elétricos que não sejam modelos Tesla. A reversão da decisão só será ponderada se a questão comercial entre os dois países for resolvida.

Salão Automóvel de Vancouver: porta fechada para a Tesla
A Tesla foi igualmente convidada a não estar presente no Salão Internacional do Automóvel de Vancouver devido a preocupações com a segurança. De acordo com a Associated Press, o Diretor do evento, Eric Nicholl, adiantou que foi feito um pedido para que a Tesla, de forma voluntária, não comparecesse. A decisão foi justificada pelos vários protestos denominados "Tesla Takedown" em cidades como Ottawa e Vancouver, em que os participantes expressaram a sua indignação para com as táticas de Musk e perante o seu apoio a Trump.
Comments