Hiperdesportivo elétrico com 1114 cv entre os participantes na edição deste ano do FoS, em Inglaterra, com o espanhol Luis Pérez-Sala, piloto que passou pela Fórmula 1, inscrito para a "escalada" da icónica rampa de Goodwood.

A Hispano Suiza prepara o seu regresso ao Festival de Velocidade de Goodwood no ano em que celebra o seu 120º aniversário e a revelação dinâmica do novo Carmen Sagrera, hiperdesportivo 100% elétrico que completa a gama daquele modelo.
Um dos pontos de maior destaque daquele que já se tornou num dos eventos motorizados do mundo será a participação na Rampa de Goodwood, com o o Carmen Sagrera a ser pilotado por Luis Pérez-Sala, ex-piloto de Fórmula 1 e que é atualmente um dos embaixadores da marca.
Revelado em junho, coincidindo com a celebração do 120º aniversário da Hispano Suiza, o Carmen Sagrera incorpora a segunda geração de baterias da marca, com uma capacidade de 103 kWh, sendo uma evolução face à variante precedente (de 80 kWh): dispõe da mais recente geração de células de iões de lítio (15 módulos de 24 células para um total de 360) e funcionamento a 750 V. O peso desta bateria situa-se nos 612 kg (representando uma parte significativa dos 1.875 kg do veiculo, no total), evidenciando também uma maior densidade energética e melhoria do sistema de refrigeração, com menor complexidade e mais sustentável. A autonomia WLTP do Sagrera é de 480 km.
A nível técnico, este modelo é composto por quatro motores elétricos de 275 cv cada (205 kW), o que lhe permite entregar um valor combinado de 1.114 cv e 1.160 Nm de binário máximo, acelerando dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,6 segundos. A transmissão passa a potência ao eixo traseiro com recurso a um diferencial específico, para melhorar a motricidade, ao passo que as ligações ao solo recorrem a pneus Michelin Pilot Sport 4 S desenvolvidos em cooperação com a marca francesa. Em plano de evidência está o desenho com elementos decorativos inspirados pelo famoso arquiteto espanhol Antoni Gaudí.
Para parar os 1.114 cv, o Carmen Sagrera integra ainda discos de travão em carbocerâmica de 400 mm de ambos os eixos, com uma performance de refrigeração que lhe permite suportar temperaturas até 1.000º C e sem acusar fadiga.
Adicionalmente, a suspensão – concebida extensivamente com recurso a simulações dinâmicas – tem níveis de performance semelhantes aos dos modelos de competição, com ajustes variáveis de compressão e distensão, bem como molas de altura variável. Num detalhe mais avançado, os braços da suspensão, de baixo peso, são produzidos com material de nível militar, com a marca a indicar que é até oito vezes mais resistente do que o aço convencional.
Profundamente trabalhado a nível aerodinâmico, o desenho do Carmen Sagrera tem por objetivo melhorar a eficiência, mas também tornar o modelo dinamicamente fácil de explorar, sem perder a elegância e a ligação histórica com os modelos do passado. O interior obedece a uma tónica de maior refinamento, com materiais como a Alcantara e couro em vermelho, não faltando as já obrigatórias competências tecnológicas proporcionadas por um novo sistema de infoentretenimento.
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