O Tesla Model Y foi o carro mais vendido do mundo em 2023, de acordo com os dados avançados pela JATO Dynamics, fazendo história como o primeiro elétrico a conseguir este feito. Noutro dado interessante, os SUV representaram quase metade de todas as vendas globais do ano passado.
Pela primeira vez, um automóvel elétrico foi o mais vendido do mundo. O feito foi alcançado pelo Tesla Model Y que garantiu a primeira posição global, segundo os dados recolhidos e agora revelados pela JATO Dynamics.
O modelo da marca americana vendeu um total de 1.22 milhões de unidades em todo o mundo, crescendo 64% face aos valores de 2022, numa prestação comercial que não deixa de ser impressionante.
O Model Y conseguiu, dessa forma, superar os modelos tradicionalmente mais vendidos globalmente, como é o caso do RAV4 (Wildlander), que ficou no segundo lugar de vendas global, com um total de 1.075 milhões de unidades vendidas globalmente (+5%).
O Honda CR-V ficou com a terceira posição global, com um total de 846 mil unidades vendidas (+18%), ao passo que o Toyota Corolla Sedan, também usualmente na luta pelo modelo mais vendido do mundo, ficou apenas com o quarto lugar, desta feita com 803 mil unidades (-19% do que em 2022).
Porém, a Toyota consegue colocar cinco modelos dentro do top 10, com o Corolla Cross a ser o quinto mais vendido globalmente, com 715 mil unidades (+35%), sendo de supor que esta versão possa ter retirado venda ao seu “irmão” sedan, o Camry em sexto e o Hilux em oitavo. Pelo meio situou-se a Ford F-150, com 623 mil unidades (+18%), sendo de destacar, ainda, a presença de mais um Tesla no top 10, neste caso, do Model 3, que ficou, precisamente, com o décimo lugar, tendo vendido 508 mil unidades (+5%).
Dos modelos de marcas chinesas, a BYD destaca-se com o 11º lugar do Qin, com 473 mil unidades vendidas (+43%), mas também pelo facto de ser a única com modelos no top 25: o Song Plus ficou em 19º e o Yuan Plus/Atto 3 ficou em 23º. No total do top 25, a JATO indica que 13 modelos eram de marcas japonesas, cinco de origem americana, três de proveniência chinesa e dois coreanos e europeus (ambos da Volkswagen).
Mercado global com crescimento
Com o mercado global a resistir bem aos sinais de crise relacionados com a pressão inflacionista e duas guerras de desfecho imprevisível, os dados recolhidos pela JATO em 151 mercados apontam para um total de 78.32 milhões de automóveis de passageiros novos vendidos em 2023, quase sete milhões a mais do que em 2022 – um aumento de 10%.
Num dado curioso revelado pela analista, este crescimento não foi motivado pela China, cujo aumento nas vendas rondou apenas os 6%, mas sim por mercados como os da América do Norte (EUA e Canadá) e de Japão-Coreia, ambos com subidas de 12%.
Porém, foi na Europa que o mercado mais cresceu, muito por “culpa” da Turquia, que é um dos maiores mercados europeus. Em contraste, África foi o único mercado onde a procura por automóveis novos caiu, descendo 6% para as 956 mil unidades, explicando-se pelo declínio nas vendas no Egito, que foi o segundo maior mercado daquela região em 2022 (atrás da África do Sul).
Para Felipe Munoz, analista da JATO Dynamics, "o crescimento observado em 2023 é notável, especialmente considerando as tensões geopolíticas em curso entre a China e os EUA, a instabilidade gerada pelos conflitos em toda a Europa, as altas taxas de juros que persistiram na maior parte do mundo ocidental e o preço elevado dos automóveis".
SUV mantêm tendência dominante
Com 36.72 milhões de unidades vendidas no ano passado, os SUV não só registaram um novo recorde de vendas, como também registaram a sua quota de mercado mais elevada de sempre. Entre 2022 e 2023, os volumes de vendas de modelos de estilo SUV aumentaram 16%, representando cerca de 47% do total das vendas globais de automóveis de passageiros no ano passado.
O crescimento deveu-se em grande parte ao sucesso da Tesla no segmento (+62%), juntamente com o aumento da procura na Europa, Índia, Médio Oriente e Eurásia. A China e os EUA-Canadá continuaram a ser os maiores mercados de SUV, representando 54% do total global.
"Esta já não é uma nova tendência. Os fabricantes que produzem SUV têm sido proativos na evolução dos seus modelos nos últimos anos, garantindo que oferecem versatilidade e novos designs apelativos", aponta Felipe Munoz.
Entre os dez maiores fabricantes de automóveis em 2023, a Hyundai-Kia era a mais dependente das vendas de SUV, com estes veículos a representarem 56% das suas vendas de automóveis de passageiros, seguida da Ford (49%) e do Grupo Volkswagen (48%).
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