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CATL já tem 700 estações de troca de baterias

A troca rápida de baterias de automóveis elétricos é associada, imediatamente, à NIO, marca chinesa pioneira no desenvolvimento do sistema, mas há outra empresa do país, a CATL, na primeira linha da disseminação desta tecnologia, que tem até a particularidade de ser “só” o maior fabricante mundial de acumuladores de energia.


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Recentemente, a companhia atingiu o marco de 700 estações para trocas rápidas de baterias em carros elétricos, com a rede da CATL disponível já em 39 cidades da China. O próximo objetivo é atingir as 1000, e até ao final do ano, mas o cumprimento deste objetivo encontra-se dependente de aumento na velocidade da implementação deste tipo infraestrutura, empreitada ambiciosa que a marca já iniciou.

 

Recorde-se que a tecnologia de troca rápida de baterias, que regista recorde atrás de recorde nas utilizações do serviço, é elemento diferenciador da NIO, mas a CATL não pretende atrasar-se na “corrida” ao domínio da tecnologia e até já anunciou meta nova ainda mais ambiciosa do que a original: até ao fim de 2026, mais de 2500 estações operacionais em cerca de 120 cidades na China!

 

Para a execução bem-sucedida deste plano de expansão rápida da rede, a CATL apoia-se numa subsidiária, a CAES (acrónimo de Contemporary Amperex Energy Service Technology), e em empresas parceiras. A longo prazo, a estratégia de crescimento da rede aponta para um total de 30.000 instalações ativas, incluindo na Europa.

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