Cyberster protagonista da escultura de Gerry Judah exposta à frente da mansão do Duque de Richmond. Marca inglesa a comemorar 100 anos em destaque, entre 11 e 14 de julho, na edição 31 de evento que atrai cada vez mais fãs do automóvel
O Festival de Velocidade de Goodwood, na região do West Sussex, Inglaterra, está a ganhar popularidade de ano para ano, apresentando-se cada vez mais como um ponto de encontro obrigatório para os adeptos de automóveis de competição e de produção (antigos e novos)! Este ano, nos terrenos do Duque de Richmond, edição 31 de certame que também ganhou o estatuto de certame para a apresentação de novidades e tendências da indústria.
Em 2024, MG cabeça de cartaz do Festival de Velocidade. A marca inglesa celebra os 100 anos no encontro a realizar entre 11 e 14 de julho, a razão para a seleção do modelo mais recente do fabricante, o Cyberster, para a escultura de Gerry Judah a expor em frente à mansão de Goodwood. O “roadster” tem lançamento prometido para breve, antecipando-se mesmo o lançamento em Portugal ainda em 2024. Em 2023, neste encontro, estreia mundial do desportivo descapotável elétrico.
“Horseless to Hybrid” é o tema da edição 31 do Festival de Velocidade. A ambição é apresentar 130 anos de desenvolvimento no automóvel, incluindo nos capítulos da potência e da tecnologia, o que ganha ainda mais importância num período de mudança de paradigma, do motor térmico para o elétrico. Esta associação da MG a Goowood, anunciada em frente à mansão do Duque de Richmond, reuniu várias “celebridades sobre rodas”, com Cyberster em exibição ao lado de MGB Roadster Mk1, modelo de 1964 equipado com mecânica BMC de 1,8 litros.
Há 130 anos, realizou-se a primeira competição automóvel, de Paris a Rouen, em França, que atraiu modelos com todos os tipos de sistemas de propulsão – vapor, gasolina, eletricidade, ar comprimido, etc.! À época, recorda-se, admitia-se quase tudo, por não existir consenso sobre a tecnologia com mais futuro. Atualmente, a indústria vive momento semelhante, com combustíveis sustentáveis, eletricidade, hidrogénio e sistemas híbridos entre as alternativas às mecânicas dominantes há mais de 100 anos. Complementarmente, nesta edição de 2024, celebram-se os 75 anos do nascimento de Niki Lauda, os 50 anos da primeira vitória do austríaco em grandes prémios e, ainda, os 40 anos do terceiro título do piloto na Fórmula 1.
Este ano, a MG também participa na rampa de Goodwood, competição que soma brilho ao brilho do Festival de Velocidade, por atrair, sempre, dezenas de modelos e pilotos famosos. Em 2022, Max Chilton, ao volante de modelo elétrico com 1000 cv (McMurtry Spéirling), percorreu o percurso com 1,86 km e 9 curvas em 39,081 s, derrubando recorde com 23 anos do alemão Nick Heidfeld, num McLaren MP4/13. Atualmente, por razões de segurança, monolugares de Fórmula 1 admitidos só em demonstrações!…
Comments