Nomeado há relativamente pouco tempo com o cargo de administrador-delegado (CEO) da Alfa Romeo – e também da Maserati –, Santo Ficili destaca a importância do lado emocional para a marca italiana, salientando que, mesmo na transição para os elétricos, esse ponto tem de ser mantido.

Assumindo-se como um “Alfista” de longa data, Santo Ficili tem a seu cargo a tarefa de recolocar a Alfa Romeo de novo no “pelotão da frente” entre as marcas de posicionamento “premium”. Para se destacar face à concorrência no mercado, sobretudo face às alemãs (embora as chinesas também comecem a fazer “sombra”), o recém-nomeado administrador-delegado da Alfa Romeo aponta que é no legado e na herança desportiva que estão dois pontos fundamentais.
Tendo o Junior sido lançado em 2024 como uma proposta 100% elétrica que recoloca a Alfa Romeo de novo no importantíssimo segmento B (agora evoluído para B-SUV), a marca aposta na tónica da emoção e da desportividade para se destacar, mesmo num momento em que a transição energética dita uma menor preponderância para esses dois fatores.
"Os carros estão muito mais racionais do que no passado, mas a emoção é fundamental"
“Não podemos fechar a porta à emoção ao conduzir o carro. Acho que haverá sempre emoção dentro de um carro. Os carros estão muito mais racionais do que no passado, mas a emoção é fundamental. Não podemos perder esse poder da Alfa Romeo: a paixão, a emoção e o prazer de conduzir”, afirma Santo Ficili, que no passado foi o responsável pela Stellantis em Itália até ser nomeado, muito recentemente, para o cargo de administrador-delegado de duas das marcas históricas italianas, a Alfa Romeo e a Maserati.
“É verdade que se olharem estamos a ir para os elétricos e é verdade que podem ser menos emocionais, mas se compararem o Junior com outros elétricos no mercado encontrarão emoção. É claro que não será fácil, porque não há som, etc, mas não há nada que possamos fazer”, complementou, admitindo que esse é também um dos atributos que lhe permite estar mais descansado face ao aparecimento de novas marcas oriundas da China.
“Os chineses estão a chegar e o que é que podemos fazer? Estão a chegar como uma onda e é claro que temos de prestar atenção, porque são novos rivais, mas penso que para uma marca como a Alfa Roemo, com o legado que temos, podemos fazer o nosso trabalho. Não há nada no mundo com a história da Alfa Romeo”, afiançou.

Junior elétrico aponta caminho
Lançado com motorizações híbridas e elétrica, o Junior tem vindo a fazer o seu caminho e tem ajudado às vendas da Alfa Romeo de forma relevante, de acordo com Ficili. Mas, igualmente importante é o facto de o Junior revelar uma tendência de adoção da eletrificação muito satisfatória.
“Sou um ‘Alfista’ desde que era criança e conduzo um Giulia no dia-a-dia. Adoro-o"
“Sou um ‘Alfista’ desde que era criança e conduzo um Giulia no dia-a-dia. Adoro-o e há clientes apaixonados pelo Giulia, tal como eu, pelo seu comportamento e performances. O Junior é o modelo que parte desse legado para o futuro. Sou um “alfista” e estou apaixonado pelo Junior e estamos à procura de clientes mais jovens que estejam apaixonados pelo Junior. Temos de perceber que a atitude e a forma de conduzir está a mudar e o Junior representa a alma da Alfa Romeo, unindo o legado, as pessoas que estão habituadas a conduzir um Alfa Romeo, e uma geração nova. As minhas duas filhas, uma de 21 anos e outra de 24 anos, estão apaixonadas pelo Junior e dizem-me que é um carro fantástico”, explica o responsável pela companhia, elogiando também o trabalho feito na “caracterização” desse modelo como um verdadeiro Alfa Romeo.

“Isso foi conseguido a partir de uma plataforma que é comum com outros modelos do grupo… Depois consideramos a suspensão, direção, jantes e a performance que pomos na plataforma, que é fantástica. Alguns dirão ‘então e a plataforma Giorgio?’… É uma evolução, somos uma companhia, estamos aqui para fazer dinheiro e satisfazer os clientes. Temos de encontrar o equilíbrio certo e acho que a plataforma do Junior é perfeita para isso. Quando conduzo o Junior Veloce, para mim, é um Alfa Romeo”, acrescenta Santo Ficili.
Um dado importante partilhado por Santo Ficili é o da proporção das vendas da versão elétrica dentro da gama do Junior, com as versões 100% elétricas a representarem 22% das cerca de 20.000 encomendas já realizadas até janeiro, sublinhando dessa forma um bom “mix” dos modelos elétricos (de 156 cv e 280 cv).
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