top of page
Foto do escritorJosé Caetano

Charles Leclerc e Ferrari na “pole” no Azerbaijão

Leclerc e Ferrari, depois da vitória “doméstica” em Monza, Itália, impuseram-se na sessão de qualificação para a 17.ª ronda do Mundial de Fórmula 1, assegurando a primeira posição na grelha de partida para o Grande Prémio do Azerbaijão, corrida marcada para este domingo, a partir das 12.00 horas em Portugal Continental. É a quarta “pole” consecutiva do monegasco e da Scuderia em Baku, circuito em que nunca ganharam!



A Fórmula 1 vive período excitante, com McLaren-Mercedes, Ferrari ou Mercedes a aproximarem-se muito da Red Bull, escuderia que parecia imbatível até à ronda 10 de campeonato com número recorde de 24 corridas – o neerlandês Verstappen e a equipa austríaca mantém-se à frente dos campeonatos de pilotos e construtores, respetivamente, mas não comemoram vitórias desde 23 de junho (Espanha). E, na sessão de qualificação para o Grande Prémio do Azerbaijão, ronda 17 do Mundial, somaram outra derrota!


Max Verstappen e a equipa austríaca não comemoram vitórias desde 23 de junho (Espanha)

Charles Leclerc e Ferrari, menos de duas semanas depois da primeira posição em Monza, Itália, na corrida mais importante da época para a Scuderia, conquistaram a “pole position” para a sétima edição do grande prémio no circuito com 6,003 km e 20 curvas nas ruas da capital azeri, Baku, com 1.41,365 m. Para o monegasco, é a quarta “pole” consecutiva no Azerbaijão, a terceira em 2024 e a 26.ª na Fórmula 1, registo que iguala o do finlandês Mika Hakkinen, 12.º na tabela comandada por Lewis Hamilton, com 104.



Leclerc, nesta qualificação, superiorizou-se a Oscar Piastri, australiano da equipa McLaren-Mercedes, por 0,321 s, que impediu, por 0,119 s, que a Ferrari colocasse os dois SF-24 na primeira linha da grelha de partida para a corrida com 51 voltas a realizar domingo, a partir das 12.00 horas em Portugal Continental.



O monegasco, terceiro no Mundial, com menos 24 pontos do que Norris e 86 do que Verstappen, nas três edições anteriores do grande prémio azeri, mesmo arrancando da “pole”, foi quarto em 2021 e terceiro em 2023 – em 2022, abandonou. E a Ferrari, que está 31 pontos atrás da McLaren e 39 da Red Bull no Mundial de Construtores, também nunca venceu em Baku.


“O carro está fantástico e encontro-me numa posição incrível para tentar vencer a corrida."

 

“O carro está fantástico e encontro-me numa posição incrível para tentar vencer a corrida. O acidente que tive no primeiro treino livre não abalou a minha confiança, adoro este circuito. O Carlos encontra-se na terceira posição e talvez consigamos apoiar-nos e trabalhar em equipa para ganharmos aqui, finalmente”, disse Leclerc.



Lando Norris, britânico da McLaren-Mercedes que “persegue” Max Verstappen no Mundial de Pilotos, “saiu de cena” no primeiro segmento da sessão, resultado que compromete a possibilidade de aproximar-se (mais) do neerlandês nas contas do campeonato (soma menos 62 pontos). O inglês foi penalizado por incidente com o francês Esteban Ocon, da Alpine-Renault, na volta em atacava o apuramento para a Q2, falhando-o pela primeira vez desde Las Vegas-2023, e classificou-se apenas em 17.º. Já o neerlandês acabou o programa em sexto, e atrás do companheiro de equipa, Sergio Pérez. Esta corrida promete!...






0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page