top of page
Logotipo | e-auto

China: 1,3 milhões de elétricos e híbridos em maio

Mercado eletrificado continua a crescer na China. Quota de veículos elétricos e híbridos plug-in foi a maior de sempre.



O mercado chinês continua a surpreender pelo seu volume, mas igualmente pelo peso que os veículos elétricos e híbridos plug-in continuam a ter. No passado mês de maio, a quota combinada de ambas as tipologias de motor atingiu os 48,7%, o valor mais alto de sempre graças também a um volume total de vendas superior a 1,3 milhões de unidades, de acordo com os dados oficiais da CAAM - Associação de Fabricantes Automóveis da China.


O volume atingido representa um aumento de 6,6% comparativamente a abril, mas também uma subida de 37% se feita a comparação ao período homólogo do ano passado. Se considerados apenas os veículos elétricos a bateria, estes foram responsáveis por um volume de 834 mil automóveis vendidos no mês passado, uma subida de 43% em relação a maio de 2024. Os híbridos plug-in foram responsáveis por cerca de 473 mil veículos vendidos, permitindo um crescimento da tecnologia PHEV na ordem dos 27% comparativamente ao mesmo período do ano passado.


2,69 milhões de veículos vendidos na China durante o mês de maio

Considerando o mercado total, venderam-se 2,69 milhões de veículos na China durante o mês de maio, o que equivale a um crescimento de 11,2% se considerado o período homólogo de 2024. Estes números comprovam o crescimento do mercado automóvel chinês, mas o mercado NEV, que engloba as viaturas 100% elétricas e aquelas equipadas com motorizações híbridas plug-in, cresceu ainda mais.



No entanto, importa referir que os números oficiais da CAAM incluem igualmente as viaturas destinadas a mercados de exportação, o que equivale a cerca de 212 mil automóveis elétricos ou híbridos, um valor que é, igualmente, o maior de sempre. E se os elétricos chineses com destino a mercados de exportação cresceram 80% comparativamente a maio do ano passado, os híbridos plug-in conseguiram ainda melhor, alcançando uma impressionante subida de 240%, o que significa que existem cada vez mais automóveis chineses eletrificados a serem comercializados fora do seu mercado doméstico.


No que diz respeito a fabricantes, a BYD continua a liderar a tabela de vendas com um total de 376.930 automóveis elétricos ou híbridos plug-in entregues, crescendo também 14% em relação a abril de 2024. A BYD vendeu mais elétricos do que híbridos, 204.369 vs. 172.561 unidades, respetivamente, e bateu o seu recorde mensal de exportações pelo sexto mês consecutivo com um total de 89.047 veículos, registando uma subida de 137% comparativamente a maio de 2024.

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page