Pela primeira vez desde que iniciou a produção de automóveis NEV (leia-se novas energias), a China atingiu uma produção anual de 10 milhões de unidades! E 2024 tem, ainda, mais dois meses...

A China está neste momento a celebrar um novo recorde em termos de produção automóvel, sendo a primeira vez que um país atinge um volume anual de 10 milhões de veículos movidos a novas energias. A cerimónia decorreu em Wuhan e o veículo em causa é, como não podia deixar de ser, um SUV, um Voyah Courage.
O ano de 2013 foi o primeiro em que a produção de viaturas NEV constou das estatísticas anuais e a produção total de veículos elétricos e híbridos acumulou, nesse ano, de acordo com dados da Associação de Fabricantes Automóveis da China, cerca de 18.000 unidades.

Apenas cinco anos depois, o volume total de viaturas NEV produzidas ascendia já a um milhão de unidades, crescendo exponencialmente para 6,5 milhões em 2022. No ano seguinte, a indústria chinesa produziu um incrível total de 9 milhões de viaturas elétricas e híbridas e este ano conseguiu bater a marca dos 10 milhões, quando ainda falta mais de um mês para o fecho das contas.
Desde 2015, a produção e as vendas de viaturas NEV na China têm vindo a ocupar o primeiro lugar no ranking mundial todos os anos, sem exceções. Em 2023, os NEV chineses representaram mais de 60% da quota global de veículos movidos a novas energias, um valor, no mínimo, impressionante.
Comments