top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

Chinesa Great Wall pausa expansão europeia e fecha sede alemã

Planos de expansão do grande grupo chinês serão colocados em pausa, enquanto a sede europeia, na Alemanha, irá fechar portas. Este é o resultado de vendas abaixo das expectativas nos mercados em que entrou



A Great Wall Motor é mais uma das marcas chinesas a travar os seus planos de expansão na Europa, devido aos números de vendas aquém das expectativas, demonstrando que, apesar da ambição, a conquista dos clientes europeus não é tarefa fácil.

 

Tendo recentemente unificado as marcas Ora e Wey com que estava já presente nalguns mercados da Europa, convertendo-as simplesmente em GWM, a Great Wall Motor revelou que a partir de 1 de agosto irá fechar a sua sede europeia, situada na cidade alemã de Munique, com cerca de 100 pessoas a perderem o seu trabalho.

 

De acordo com o site Nikkei Asia, a GWM não irá assim dar continuidade aos planos de expansão a mercados como os da Áustria e da Suíça, que seriam os seguintes na lista, depois de já ter chegado a países como o Reino Unido e a Alemanha.


Uma fonte indicou ao Nikkei Asia que a comunicação de encerramento da sede de Munique foi comunicada a 28 de maio, tendo efetuado uma confirmação oficial através das suas redes no dia 31 de maio.


 

“Num mercado europeu de automóveis elétricos cada vez mais desafiante, associado a numerosas incertezas quanto ao futuro, a Great Wall Motor Group vai ajustar a sua estratégia de futuro para a Europa”, refere a companhia, em comunicado, garantindo que “vai continuar a colaborar com os nossos atuais parceiros para continuar as vendas e as operações de serviço na Europa, providenciando consistentemente os nossos clientes europues com produtos que ofereçam valor e experiências excecionais”.


A Great Wall é assim mais uma marca a ter “tarefa difícil” na sua implantação fora da China

 

Culpa-se o forte ambiente concorrencial e a incerteza na procura por parte dos clientes de automóveis elétricos após uma fase – durante a pandemia de Covid-19 – em que essa mesma procura atingiu valores elevados. A entrada no mercado europeu em 2022 fez-se com a ambição de chegar a 2025 com um milhão de unidades vendidas por ano, um objetivo posteriormente ajustado temporalmente para 2030. Porém, nesta fase, a Great Wall Motor decidiu colocar os seus planos em pausa.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page