top of page
Logotipo | e-auto

“Chuva de estrelas” nos últimos testes da Euro NCAP

A Euro NCAP revelou os resultados dos testes de segurança a que 16 automóveis novos foram submetidos recentemente, concedendo cinco estrelas a vários modelos testados, como os Audi A5 e Q5, MG MGS5 EV, Tesla Model 3, Toyota C-HR PHEV, Voyah Courage e Volkswagen Tayron.



A entidade que avalia a segurança dos automóveis novos colocado à venda na Europa revelou os resultados da mais recente leva de veículos testados, das marcas Audi, Dacia, Ford, MG, Opel/Vauxhall, Peuegot, Renault, Tesla, Voyah e Volkswagen. De um total de 16 modelos testados pela Euro NCAP, sete foram agraciados com as cinco estrelas, indicadores de desempenho superior em matéria de segurança.

 

Os modelos Audi A5 PHEV (2024), Audi Q5, Volkswagen Tayron, MG MGS5 EV, Tesla Model 3, Toyota C-HR PHEV (2024) e o recém-chegado Voyah Courage receberam as cinco estrelas, podendo-se aqui incluir também o caso do Kia EV3, quando equipado com o pacote de segurança opcional (quatro estrelas, caso contrário).



Por seu turno, o regressado Renault 4 E-Tech (2025), o Ford Tourneo Custom (incluindo a sua variante totalmente elétrica), o Kia EV3 (sem o pack de segurança), o Opel Grandland (Vauxhall Grandland no Reino Unido), os Peugeot 3008 e 5008 e o Volkswagen Transporter obtiveram quatro estrelas. Por último, o Dacia Bigster (2024) obteve três estrelas.


A Euro NCAP avalia a segurança dos automóveis através da avaliação do seu desempenho em testes de impacto frontal, lateral e traseiro, bem como do seu desempenho em termos de segurança dos peões e dos seus sistemas de prevenção de colisões com automóveis e utentes vulneráveis da estrada. Os sistemas de assistência estão a receber cada vez mais preponderância nestes testes de avaliação, com aquela entidade a revelar, por outro lado, alguma preocupação quanto ao aumento de peso dos automóveis.

 

Nos últimos dez anos, o peso médio dos automóveis novos vendidos na Europa aumentou em 100 kg, muito por “culpa” da popularidade dos SUV, que representam 54% dos veículos novos na Europa em 2024.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page