A Mercedes, em dezembro, manteve a primeira posição no quadro da notoriedade mediática das marcas automóveis no nosso País, despedindo-se de 2024 com um “título” que deteve durante a maioria dos meses do ano. No total, a marca originou 1463 notícias, entre Internet, Imprensa, rádio e televisão, de acordo com o estudo mensal da Cision, empresa monitoriza todos os meios de comunicação social em Portugal. E-AUTO publica este relatório em exclusivo.

A segunda marca mais vendida no mercado nacional no ano passado, com 16.264 matrículas, número que corresponde a crescimento de 12,4%, de 2023 para 2024, e aumento de quota, no mesmo período, de 7,42% para 7,94% – mais e melhor, só a Peugeot, com 21.611 registos (+4,4%) e “fatia” de 10,30% do “bolo” referente aos ligeiros de passageiros –, deveu a notoriedade mediática de dezembro à estreia da versão de produção do Mercedes-AMG PureSpeed, descapotável com motor V8 e 585 cv que estreia a gama de edições especiais e limitadas Mythos.
Durante dezembro, a marca da estrela também entregou automóvel novo ao Papa Francisco. O modelo é baseado no Classe G 580 com tecnologia EQ, tratando-se, por isso, do primeiro Papamóvel com motorização elétrica. Finalmente, o número um do consórcio, o sueco Ola Källenius, 55 anos, assumiu, também, a direção da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA),
No mesmo documento, que apresenta uma análise quantitativa e não qualitativa, E-AUTO também continua a ganhar protagonismo entre os títulos especializados na área automóvel, consolidando posições de destaque nas tabelas da Imprensa e da Internet, as “plataformas” em que está ativa, o que demonstra o crescimento sustentado da notoriedade de projeto editorial que arrancou só em abril em 2024.
No “top-10” da lista de dezembro da Cision, atrás da Mercedes, posicionaram-se a Ferrari (1302 notícias), a Volkswagen (992), a Toyota (847) e a Tesla (748). Depois, e também no “top-10”, classificaram-se Renault (693), Peugeot (640), Porsche (626), Citroën (531) e Ford (512).
A Cision mantém atividades em três continentes (América, Ásia e Europa) e regista informações em mais de 190 países. A empresa tem cerca de 5000 colaboradores, com 175 em Portugal, e pesquisa mais de 300.000 fontes de informação em todo o mundo – no nosso País, este estudo é o resultado da monitorização de 1056 meios de Imprensa nacional, regional e especializada, 1539 “sites” na Internet, 15 canais e 202 programas de televisão, e cinco estações e 109 programas de rádio.
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