top of page
Logotipo | e-auto

CISION: Musk (re)posiciona Tesla no topo da notoriedade mediática

Foto do escritor: José CaetanoJosé Caetano

A Tesla, em janeiro de 2025, retirou a Mercedes do topo da tabela da notoriedade mediática das marcas automóveis no nosso País, posição que manteve durante a maioria dos meses do ano passado, beneficiando (?...), indiretamente, da posição que o “patrão” Elon Musk desempenha na administração nova da Casa Branca – o estatuto de “braço direito” de Donald Trump contribuiu para a valorização bolsista da marca norte-americana, independentemente do 2024 negativo nas vendas e do anúncio do “recall” de mais de 700.000 carros para reparação de falha no sistema que monitoriza as pressões dos pneus.



No primeiro mês do ano, a Tesla, devido às ações de Musk, quase sempre (muito) polémicas, originou 1915 notícias, entre Internet, Imprensa, rádio e televisão, de acordo com o estudo mensal da Cision, empresa que monitoriza todos os meios de comunicação social em Portugal. E-AUTO, recorda-se, publica este relatório em exclusivo. A Toyota “arrancou” 2025 na segunda posição, com 1518 notícias, conseguindo, também, posicionar-se à frente da Mercedes, que ficou em terceiro nesta tabela, com 1156 notícias.


No mesmo documento, que apresenta uma análise quantitativa e não qualitativa, E-AUTO também continua a ganhar protagonismo entre os títulos especializados na área automóvel, consolidando posições de destaque nas tabelas da Imprensa (posição no “top-10) e da Internet (“top-5”), as duas plataformas em que trabalha, resultado que confirma o crescimento (rápido) da notoriedade de projeto editorial que comemora o primeiro aniversário só em abril. Estas tabelas incluem todos os meios de comunicação social e não apenas os especializados na área automóvel.

 

No “top-10” da tabela de janeiro de 2025 da Cision, imediatamente atrás de Tesla, Toyota e Mercedes, posicionaram-se a Ford (1066) e a Ferrari (1023). Depois, entre a 5.ª e a 10.ª posições, e por ordem decrescente, classificaram-se a Dacia (757), a Volkswagen (716), a Mini (698), a Hyundai (682) e a Porsche (660).



A Cision mantém atividades em três continentes (América, Ásia e Europa) e regista informações em mais de 190 países. A empresa tem cerca de 5000 colaboradores, com 175 em Portugal, e pesquisa mais de 300.000 fontes de informação em todo o mundo – no nosso País, este estudo é o resultado da monitorização de 1056 meios de Imprensa nacional, regional e especializada, 1539 “sites” na Internet, 15 canais e 202 programas de televisão, e cinco estações e 109 programas de rádio.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page