A Citroën, na operação de recolha voluntária de automóveis com “airbags” Takata, procedeu já à reparação de mais de 202 mil C3 e DS 3, todos produzidos de 2009 a 2019. A marca, no curto prazo e no âmbito da campanha “stop drive” em Espanha, França, Itália e Portugal, planeia mais 189 mil intervenções técnicas.
A Stellantis não levanta o pé do acelerador na operação de recolha e reparação de automóveis equipados com “airbags” fornecidos pela Takata e produzidos de 2009 a 2019. A Citroën, a marca abrangida por este programa, que afeta unidades do C3 e do DS 3, já realizou mais de 202.000 ações para substituição do equipamento. A campanha “stop drive” decorre em França, Itália, Espanha e Portugal. Segundo os responsáveis da empresa, no curto prazo, mais 189.000 carros intervencionados – com a possibilidade de recurso a viatura de cortesia para apoiar a mobilidade dos condutores afetados (até ao momento, utilizaram-se cerca de 55.000).
Todos os proprietários de veículos abrangidos por esta recolha de “airbags” Takata já receberam cartas físicas (ou mensagens de acompanhamento) com instruções sobre os procedimentos a adotar para a substituição do equipamento. E a Citroën insiste na necessidade de todos os clientes efetuarem os registos com recurso ao código QR que encontram nos documentos recebidos por via portal, ou acedendo ao “site” https://www.citroen.pt/manutencao/campanhas.html, telefonando para o Call Center da marca (21 42 45 196) ou contactando concessionário da marca.
A Citroën, nesta operação, está a implementar medidas novas, como a “reparação em casa” ou a “reparação nas fábricas”, a mobilização de automóveis de cortesia, o aumento da capacidade da rede de concessionários para efetuar a substituição dos “airbags” e, ainda, o aumento do fornecimento de equipamentos para 18.000 por semana.
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