Na Mercedes, versão nova do Classe G. O 580 com tecnologia EQ tem quatro motores elétricos e capacidades "off-road" avançadas. A marca da estrela anuncia 588 cv e até 473 km de autonomia entre recargas da bateria com 116 kWh de capacidade.
Ícone do todo-o-terreno, o Classe G passa também a ter uma variante elétrica (G 580) adotando uma solução altamente avançada de quatro motores elétricos controlados de forma eletrónica para um amplo espectro de condições de utilização, com especial destaque para a prática de “off-road”.
Tal como os demais modelos da gama G, o novo Classe G elétrico continua a recorrer a um chassi de travessas e longarinas para maior capacidade todo-o-terreno, com a marca a destacar alguns aspetos técnicos bastante avançados, como é o caso dos quatro motores elétricos de controlo individual junto a cada uma das rodas, com dois na estrutura dianteira e dois na estrutura traseira.
Cada motor tem uma potência individual de 108 kW, para uma potência máxima de 432 kW (588 cv) e um binário máximo de 1164 Nm. Em cooperação com o controlo de tração e o sistema de controlo de motorização, o binário é distribuído de forma independente às quatro rodas para que o modelo tenha sempre a melhor tração disponível. A Mercedes-Benz destaca que a solução elétrica consegue, até, suplantar as correspondentes térmicas em muitos aspetos, como na passagem a vau, que é de 850 mm (em água e lama). A este respeito, o Classe G elétrico tem ângulos de ataque, ventral e de saída de 32º, 20,3º e de 30,7º, respetivamente. A inclinação lateral máxima é de 35º.
Chassis e sistemas adaptados
De série, o modelo vem equipado com suspensão adaptativa com compensação do piso e controlo da carroçaria em curva, tendo uma altura ao solo mínima de 250 mm. O eixo traseiro De Dion foi completamente revisto para esta variante, com os motores elétricos acoplados à estrutura e ligados às rodas por via de semi-eixos encurtados.
O modelo elétrico dispõe ainda de sistema de vetorização de binário com diferencial autoblocante virtual e redutora para os terrenos mais desafiantes. Outras funcionalidades importantes são o G-Turn e o G-Steering, tecnologias que melhoram a capacidade de viragem dentro e fora de estrada. Também a função de andamento a muito baixa velocidade (“crawl”) está disponível mediante seleção.
Tanto o grupo motriz como a bateria com 116 kWh de capacidade estão protegidos (com recurso a materiais como carbono) contra impactos mais violentos, assegurando dessa forma a segurança e fiabilidade dos componentes de alta tensão. A bateria está igualmente alojada no meio do chassis para baixar o centro de gravidade, permitindo uma autonomia até 473 km em ciclo combinado WLTP.
A sonoridade também foi trabalhada para ser distinta, com a marca alemã a criar uma “aura” auditiva que caracterize o Classe G elétrico
Como já é hábito, este modelo da Mercedes-Benz conta com diversos programas de condução. O “Electric Dynamic Select” altera os parâmetros dos motores, da transmissão, da suspensão, do ESP e da direção conforme necessário de acordo com os programas “Comfort” (configuração padrão, em que a propulsão é direcionada principalmente para apenas um eixo para um consumo ótimo de energia), “Sport” e “Individual”. Os programas de condução fora de estrada “Trail” e “Rock” também estão disponíveis.
Visual retocado
A aparência desta versão conta com alguns retoques para diferenciá-lo face às demais variantes, como o "capot" ligeiramente elevado, pilar A com decoração específica, "spoiler" no tejadilho e as chamadas “cortinas de ar” nas cavas das rodas traseiras para melhoria do desempenho aerodinâmico.
A bordo, o "tablier" foi redesenhado, destacando-se pelo novo “cockpit Off-road” com módulo capaz de oferecer diversas informações relacionadas com o TT, como a entrega da potência, ângulos de inclinação, viragem, bússola e funcionalidades como o “capot transparente” que, através de uma câmara dianteira, oferece uma visão do terreno por diante, assim criando um trajeto desobstruído para o condutor.
Tudo isto é complementado com o renovado sistema MBUX com ecrãs de 12,3'' para o painel de instrumentos e o sistema multimédia. Nota ainda para os diversos sistemas de assistência e segurança oferecidos de série.