Força policial espanhola adquiriu 84 unidades do compacto 100% elétrico da marca que opera na "órbita" da Seat. Nunca a Cupra tinha recebido pedido tão grande para o modelo.
O elétrico Born é o mais recente elemento da frota da Guardia Civil espanhola. A força policial adquiriu à Cupra um total de 84 unidades do modelo, sendo assim responsável pelo maior pedido de sempre feito à marca espanhola para o seu modelo 100% elétrico.
Depois dos 230 Nissan Leaf e 117 Renault Megane E-Tech 100% elétricos adquiridos, respetivamente, em 2022 e 2023, bem como das 90 unidades do Skoda Enyaq introduzidos na frota da Guardia Civil no mês passado, a versão de 231 cavalos do Cupra Born é o mais recente membro de uma frota cada vez mais eletrificada.
Contando com uma frota total de cerca de 20.000 viaturas, a Guardia Civil adicionou-lhe mais de 500 automóveis totalmente elétricos nos últimos dois anos. Ainda que a mobilidade elétrica represente apenas 3% do seu volume total de viaturas, este número coloca a força espanhola entre aquelas que mais à frente estão na Europa em termos de eletrificação.
A Guardia Civil está entre as forças policiais europeias mais à frente na mobilidade elétrica
Do lote de 84 viaturas adquiridas à Cupra, 46 foram equipadas com um kit específico de segurança nos lugares traseiros, incluindo uma divisória que os separa dos lugares dianteiros e que permite efetuar o transporte dos detidos sem colocar em perigo os agentes da autoridade. Este lote de viaturas está equipado com a bateria de 58 kWh. As restantes 38 unidades do Born, com configuração interior idêntica à das viaturas civis, estão equipadas com a bateria de 77 kWh.
A Cupra tinha já entregado, noutra ocasião, 112 unidades do Formentor com motor TDI à Guardia Civil, bem como 65 unidades do Leon e-Hybrid de 204 cavalos à Policía Nacional. A aquisição deste novo lote de viaturas elétricas representou um negócio de 1,57 milhões de euros e o investimento contou com fundos da União Europeia.
Comments