Planos da marca espanhola preveem entrada no mercado dos Estados Unidos da América até ao final da década. O Penske Automotive Group poderá ser o parceiro local.
A Cupra anunciou hoje o início das conversações preliminares com o Penske Automotive Group para o estabelecimento de uma parceria estratégica que terá como finalidade a sua entrada no mercado automóvel dos Estados Unidos da América até 2030.
O plano inclui igualmente a produção de um modelo numa fábrica do Grupo Volkswagen na América do Norte. Esta nova fase de crescimento de negócio surge, por exemplo, no seguimento da sua expansão, em 2022, para a Austrália.
Posicionando-se entre os segmentos generalista e premium, a Cupra aborda com ambição a sua entrada naquele competitivo mercado, confiando na sua imagem e design disruptivos e gama de modelos desportivos com motorizações eletrificadas para convencer o exigente cliente do outro lado do Atlântico.
O seu foco estará, no entanto, localizado em estados estratégicos que considera alinhados com a sua identidade e a gama prevista incluirá modelos com motor de combustão interna, híbridos plug-in e elétricos, embora ainda não tenham sido comunicado quaisquer detalhes adicionais.
"A ambição da CUPRA é tornar-se uma marca verdadeiramente global e a expansão para os Estados Unidos representa um dos maiores marcos na nossa jornada", afirmou Wayne Griffiths, CEO da Cupra. "Temos um grande respeito pelo mercado norte-americano, reconhecendo que uma estratégia sólida de distribuição e retalho é essencial para o sucesso. Ao iniciarmos discussões preliminares com o Penske Automotive Group, estamos a explorar oportunidades com o melhor parceiro possível, alguém com a rede de distribuição certa para apresentar a Cupra a uma nova geração de amantes de automóveis nos EUA. A liderança do Penske Automotive Group na indústria e a sua experiência com o Grupo Volkswagen tornam esta uma parceria potencial muito promissora", acrescentou.
O líder da operação será Bernhard Bauer, ex-Diretor-Geral da Cupra Alemanha, recentemente nomeado Diretor-Geral da Cupra USA, sendo o responsável máximo pelo projeto de expansão agora iniciado. A localização final da sede e os detalhes da gama que estará em comercialização serão anunciados posteriormente.
Recorde-se que a Cupra foi lançada em 2018 e que, desde então, já vendeu mais de 750.000 viaturas em tudo mundo, assumindo-se como uma das marcas de automóveis de maior crescimento em todo o mundo, não só na Europa, mas também em mercados como o México e a Turquia.
Comentarios