top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

Dakar/Etapa 6: João Ferreira segundo em “dobradinha” Mini

Dia de celebrações na X-raid Mini: Guillaume de Mévius fez o melhor tempo da sexta etapa à frente da dupla portuguesa João Ferreira/Filipe Palmeiro, oferecendo à equipa uma “dobradinha” bastante importante. Ricky Brabec (Honda) venceu nas Motos.



Após o dia de descanso do Dakar de 2025, disputado uma vez mais na Arábia Saudita, os Mini JCW estiveram em grande. O belga Guillaume de Mévius fez o melhor tempo, com 1.34 m de vantagem sobre o seu colega de equipa João Ferreira, sendo esta a primeira vitória da Mini na atual edição da mítica prova de “off-road”.

 

Para a dupla lusa do MINI JCW, esta foi uma excelente prestação, em linha com o que já vinha fazendo no Dakar de 2025, agora sublinhada pela segunda posição, à frente de Nasser Al-Attiyah (Dakar Sandriders), este gastando mais 2.01 m do que o vencedor do dia.


Henk Lategan é o líder da classificação geral. João Ferreira no nono lugar, não muito longe de Seth Quintero

O líder da classificação geral, Henk Lategan, aos comandos de uma Toyota Hilux Evo, da Toyota Gazoo Racing, efetuou o oitavo tempo do dia, com Yazeed Al Rajhi, em carro idêntico mas da Overdrive Toyota, a ganhar alguns minutos hoje. Na geral, Lategan dispõe de 7.16 m de vantagem sobre o saudita, enquanto Mattias Ekström, com um Ford Ranger da Ford M-Sport, mantém o terceiro posto, a 22.27 m do líder, mas com Al-Attiyah a cerca de oito minutos.



Ferreira continua a ser o melhor representante da X-raid, situando-se no nono lugar da classificação geral, não muito longe de Seth Quintero (Toyota Gazoo Racing). Nem tudo foi perfeito para a X-raid, no entanto, já que Guerlain Chicherit capotou e teve de ser transportado ao hospital.

 

Na classe Challenger, Yasir Seaidan (Team BBR) foi o mais veloz neste dia, com 5.26 m de vantagem sobre Corbin Leaverton (Red Bull Off-Road Jr Team USA), ao passo que Pau Navarro (Team BBR) foi o terceiro. Gonçalo Guerreiro, navegado pelo brasileiro Cadu Sachs (Red Bull Off-Road Jr Team USA) fez o oitavo melhor tempo, levando mais 21.24 m do que Seaidan, ao passo que a dupla Luís Portela Morais/David Megre (G Rally Team) fez o 10.º tempo, gastando 34.35 m.



Os restantes pilotos portugueses ainda não chegaram ao final da etapa, mas Nicolas Cavigliasso (Team BBR) mantém o comando, com 35.02 m de vantagem sobre o português Gonçalo Guerreiro, mas Paul Spierings (Team Rebellion & Spierings) está a ganhar tempo, estando a pouco mais de cinco minutos do português. Portela Morais e Megre estão na sexta posição da classificação geral.

 

Já nos SSV, Francisco “Chaleco” López (Can-Am Factory) obteve o seu terceiro triunfo em etapas, à frente de Xavier de Soultrait (Sébastien Loeb Racing), com 1.31 m de diferença, mas Brock Heger (Sébastien Loeb Racing) foi o terceiro da etapa, prosseguindo na liderança da prova, com 1h07.29 m de vantagem sobre o seu colega de equipa, Xavier de Soultrait. A dupla Alexandre Pinto/Bernardo Oliveira (Old Friend Rally Team) caiu para o quarto lugar da geral, estando agora a dez minutos de “Chaleco” Lopez, que está no lugar mais baixo do pódio provisoriamente



Já nos SSV, Francisco “Chaleco” López (Can-Am Factory) obteve o seu terceiro triunfo em etapas, à frente de Xavier de Soultrait (Sébastien Loeb Racing), com 1.31 m de diferença, mas Brock Heger (Sébastien Loeb Racing) foi o terceiro da etapa, prosseguindo na liderança da prova, com 1h07.29 m de vantagem sobre o seu colega de equipa, Xavier de Soultrait. A dupla Alexandre Pinto/Bernardo Oliveira (Old Friend Rally Team) caiu para o quarto lugar da geral, estando agora a dez minutos de “Chaleco” Lopez, que está no lugar mais baixo do pódio provisoriamente.

 

Na etapa do dia, a dupla João Dias/Gonçalo Reis (Santag Racing) foi a melhor representante nos SSV, efetuando o quarto tempo, a 18.51 m do vencedor.

 

Nas Motos, Ricky Brabec (Honda) foi o melhor do dia, batendo o colega de equipa Adrien Van Beveren por apenas 23 segundos. Ignacio Cornejo Florimo (Hero) fez o terceiro tempo do dia, a 51 segundos, enquanto Daniel Sanders (KTM), nono na tirada, continua a liderar a tabela geral com 11.46 m de vantagem sobre Tosha Schareina (Honda). Van Beveren é o terceiro, a 19.11 m da frente, ao passo que Brabec é o quarto.



Rui Gonçalves (Sherco) fez o 16.º tempo do dia, a 12.28 m de Brabec, sendo igualmente o melhor representante luso na geral, ocupando o 13.º lugar. António Maio (Yamaha) não tinha ainda terminado a prova no momento deste artigo, ao passo que Bruno Santos (Husqvarna) está na 52.ª posição da geral, depois de ter terminado em 77.º lugar.

 

Nota para os abandonos de alguns nomes sonantes, como o de Branch Ross (Hero), mas também Kevin Benavides (KTM).

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page