A fábrica na qual é produzida a FUSO Canter celebra o seu 60.º aniversário. Criada em 1964, esta infraestrutura continua a ser uma das mais relevantes a nível nacional, produzindo, atualmente, a versão 100% elétrica da Canter, além de ser também uma empresa com emissões neutras de carbono
A fábrica detida, atualmente, pela Daimler Truck (que, por sua vez, detém, a Mitsubishi Fuso Truck Europe S.A.), é uma das maiores empregadoras do setor automóvel em Portugal, sendo a terceira mais importante do país, atrás das unidades da Volkswagen em Palmela (Autoeuropa) e da Stellantis em Mangualde.
Em 2023, a fábrica do Tramagal produziu, aproximadamente, 11.800 unidades das Canter e eCanter para os diversos mercados europeus. “A paixão e o elevado nível de qualificações dos nossos trabalhadores são fantásticos. E com a nova eCanter, lideramos a transformação, ao mesmo tempo que o nosso conhecimento do passado e herança nos guiarão rumo ao futuro”, afirmou Arne Barden, da MFTE.
Esforço luso-francês na génese
Desde que a produção teve início, há 60 anos, já foram produzidas mais de 260 mil veículos no Tramagal, incluindo a FUSO Canter ligeira, cuja produção arrancou em 1980. Hoje, os veículos produzidos na MFTE são exportados para 33 mercados europeus e Marrocos.
Na génese desta infraestrutura esteve um esforço conjunto da Duarte Ferreira e da antiga produtora francesa de camiões Berliet, destacando-se ao longo dos anos as várias evoluções por que a companhia passou. Depois de 1980, a fábrica passou a produzir as FUSO Canter ligeiras para o mercado português, bem como os camiões médios Fuso, os Mitsubishi L200, L300 e Pajero, ainda que em momentos distintos.
Em 1990, a fábrica foi adquirida pelo importador nacional Mitsubishi Motors Portugal, com a Mitsubishi Motors Corporation a assumir o comando a partir de 1996, momento a partir do qual se focou na produção das FUSO Canter. Noutra mudança, a fábrica passou a ser parte da Daimler AG em 2004, quando esta companhia adquiriu a maioria das ações da Mitsubishi Fuso. Desde 2017 que a fábrica produziu veículos elétricos eCanter, primeiro de forma limitada, mas a partir do ano passado com total empenho na nova eCanter.
Também recentemente, em 2022, a fábrica anunciou que os seus projetos para maior sustentabilidade deram frutos e atingiu a neutralidade carbónica em todas as suas operações, graças à produção local de eletricidade "verde", entre outras medidas. A MFTE anunciou ainda que está a testar no local as tecnologias para a produção de hidrogénio verde, que é considerado essencial para a descabonização dos transportes, sobretudo, no de mercadorias.
Gerações com um ponto em comum
Sendo uma fábrica de peso na região, a MFTE do Tramagal acaba por estar intimamente ligada a uma grande quantidade de famílias, sendo este um denominador comum na região. De acordo com a Daimler, a fábrica já albergou quatro gerações de trabalhadores.
Paulo Simão, responsável pela área de compras, é um deles: o avô e o pai trabalharam na fábrica e o filho, Miguel, também já está pronto a seguir a tradição familiar, trabalhando na manutenção.
Mas um dos aspetos fundamentais anunciados pela MFTE é a necessidade constante de evoluir os seus conhecimentos, sobretudo numa era de grandes desafios para a indústria automóvel. Neste sentido, estabeleceu, o ano passado, uma parceria com o Instituto Politécnico de Tomar para a formação profissional de novos candidatos a partir deste ano letivo.
Комментарии