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DS Nº8: o que há para saber

Atualizado: 29 de jun.

Com lançamento previsto para setembro, o Nº8 assume-se como o automóvel de proa da DS Automobiles, marca que continua empenhada na eletrificação da sua gama e na oferta de modelos assentes na filosofia da “experiência francesa”. Com autonomia até 750 km na versão de maior alcance, esta berlina “fastback” quer recolocar a DS de novo no “jogo” das marcas “premium”.



A DS Automobiles parece ter encontrado o seu espaço como marca “premium” capaz de aliar os universos dos automóveis, do requinte e da moda. O Nº8 abre mais um capítulo para a marca francesa do Grupo Stellantis, que tem nesta berlina “fastback” uma proposta desenvolvida sobre a ideia da arte de viajar – pelo conforto, pela atenção aos detalhes e pelo facto de ser elétrico e adaptado a viagens mais longas.

 

Este foi um dos pilares centrais do desenvolvimento do Nº8, que recorre a plataforma STLA Medium, extensamente desenvolvida para obedecer aos princípios da eficiência propostos pelos engenheiros da DS para este modelo, que se propôs a ser o mais eficiente em termos aerodinâmicos de todo o grupo.

 

Não surpreende, por isso, que a fluidez aerodinâmica seja um dos aspetos mais destacados do Nº8, com grande cuidado na forma como o ar passa pela carroçaria, com recurso até a soluções ativas na frente e a fundo tapado que permitem incrementar a economia geral do modelo. O desenho, “esculpido” por Thierry Metroz, destaca-se pela frente muito fechada (incluindo a grelha iluminada DS Luminascreen), mas também pelas linhas de capot e de tejadilho bastante baixas, terminando na traseira descendente e com grupos óticos característicos verticais para ser facilmente identificado ao longe (DS Lightblade), tanto à frente, como atrás.



Tecnologicamente, a dianteira sobressai ainda pelos faróis Pixel LED Vision 3.0 com adaptação do feixe de máximos às condições da estrada (incluindo função que impede o reflexo nas placas e sinais de trânsito. As jantes variam entre as 19 e as 21 polegadas, com conceção pensada para ajudar no propósito da eficiência (Cx de 0,24).

 

O DS N°8 mede 4,82 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,58 m de altura e apresenta ainda 2,90 m de distância entre eixos, o que visa beneficiar a habitabilidade atrás e a capacidade da bagageira (até 620 litros com os cinco bancos em utilização). Estará disponível em cinco cores de carroçaria, três das quais novas – “Azul Topaze”, “Cinzento Palladdium” e “Branco Albâtre” –, a juntar aos tons cinzento “Cristal Pearl” e “Preto Perla Nera” (de série na gama). Realce ainda para a possibilidade de ter tejadilho bi-tom em dois estilos, ou o capot pintado de preto numa técnica especial criada pela marca.



Requinte e “francesismo” 

Fazendo gala da sua experiência enquanto marca capaz de aliar o requinte a estética gaulesa da precisão e, até, de alguma exuberância, o DS Nº8 sobressai pela aparência moderna e bastante cuidada, exibindo revestimentos de excelente qualidade, como a pele Nappa curtida em folha de oliveira, a Alcantara (com materiais reciclados), variando a tonalidade consoante o nível de equipamento selecionado. A aparência é enriquecida também por elementos como o guilhochado Clous de Paris no volante e nas saídas de ar, bem como o ponto pérola no painel de instrumentos e nos apoios de braços. Os apontamentos gravados a laser – por exemplo nos painéis das portas e na consola central – também marcam o interior do Nº8.

 

Os bancos dianteiros, que podem ter climatizados (aquecidos e ventilados) e dispor de função de massagem, são agraciados também por sistema DS Neck Warmer, que sopra ar quente na parte de trás do pescoço dos ocupantes, mais comum em modelos descapotáveis do que em berlinas fechadas. Os bancos traseiros podem também dispor de aquecimento e de ventilação.



Para o interior, a DS Automobiles destaca ainda o reforço da insonorização com vidros acústicos, bem como a inclusão de tejadilho panorâmico fixo de grandes dimensões, sem cobertura e com proteção térmica. Como acessório, os clientes poderão comprar uma cobertura de tejadilho.


O Nº8 conta também com dois ecrãs, com o painel de instrumentos HD de 12,25 polegadas personalizável a ser complementado pelo “head-up display” com informações de navegação e de condução, por exemplo, e pelo ecrã central de 16 polegadas integrando o sistema DS Iris 2.0 com reconhecimento por voz alargado, navegação conectada e conexão aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. A tecnologia EV Routing também é destacada pela marca, permitindo criar rotas na navegação tendo em conta consumos, trânsito e pontos de carregamento.

 

Outra mais-valia é o sistema áudio concebido pela Focal 3D Electra com 14 altifalantes, amplificador de 690 watts, três níveis de experiência de som e envolvência 3D.



Gama tripartida 

A gama do Nº8 será composta por três variantes, todas fabricadas em França. A de entrada, de tração dianteira (FWD), dispõe de bateria de 73,7 kWh (autonomia WLTP até 550 km) e motor de 230 cv (260 cv em “overboost”). A versão intermédia (Long Range), também de tração dianteira, mas com bateria de 97,2 kWh, é a que permite autonomia mais extensa, até 750 km, contando com 245 cv de potência (280 cv em “overboost”). Por fim, já com dois motores elétricos e tração integral (AWD), a versão de topo debita 350 cv (375 cv em “overboost”), recorrendo à mesma bateria de 97,2 kWh para autonomia estimada até 688 km.

 

Quanto a prestações, as versão FWD aceleram dos 0 aos 100 km/h em 7,7 e 7,8 segundos nas versões Standard e Long Range, respetivamente, ao passo que o Nº8 AWD Long Range cumpre o mesmo exercício em 5,4 segundos. A velocidade máxima é sempre 190 km/h.

 

As versões Long Range carregam a 160 kW em postos rápidos, com a recarga de 20% a 80% a demorar 27 minutos. O carregador de bordo é de 11 kW para postos AC, mas espera-se em breve um carregador de 22 kW como opcional. O pré-condicionamento da bateria para acelerar o carregamento em postos rápidos pode agora ser feito de forma manual pelo condutor.



Dinâmica surpreendente 

Na primeira impressão em termos de condução, o Nº8 surpreendeu pela positiva, tratando-se de automóvel muito confortável e excelentemente insonorizado, oferecendo experiência de viagem muito completa e refinada, bem em linha com as ambições da construtora francesa. Graças a atributos como a suspensão DS Active Scan, que analisa a estrada por diante por intermédio de câmara dianteira, a qualidade de filtragem do piso é bastante boa, demarcando-se pela separação entre três modos – “Comfort”, “Normal” e “Sport” – de forma a ser suave no mau piso e mais incisivo quando conduzido em estradas sinuosas. 

 

Efetivamente, os dois modelos ensaiados por estradas de França e Suíça – tanto o FWD de 245 cv Long Range, como o AWD de 350 cv Long Range – revelaram-se muito competentes na forma como enfrentaram os percursos mais serpenteantes, com chassis obediente e direção que (apesar do volante) é informativa e precisa. Desta forma, o Nº8 mostra uma abordagem muito completa que é resultado de um trabalho de afinação geral muito eficaz, sobretudo tendo em conta que se tratam de veículos com peso acima das duas toneladas.



Nas prestações, não surpreende que a versão de 350 cv exiba maior fulgor nas acelerações, transmitindo a potência ao asfalto com o afinco próximo do de um modelo desportivo, mas a versão de 245 cv também não deixa de ser uma boa opção para quem procura um modelo de carácter fugaz, sendo este um pouco mais suave na subida de velocidade, quiçá mais apetecível para um cliente que elege a serenidade e a autonomia face à emotividade das acelerações.

 

Ponto em que registámos maior diferença entre as duas versões foi o dos consumos: a versão FWD Long Range mostrou-se bem mais poupada (12,2 kWh/100 km) do que a AWD Long Range (19,8 kWh/100 km), embora seja justo apontar que o percurso deste último apelou mais a uma condução desportiva.



Níveis de equipamento 

O modelo gaulês está já disponível para encomenda, com dois níveis de equipamento, Pallas e Étoile (além da versão especial Jules Verne), sendo de série itens como o sistema DS Iris System 2.0 com navegação conectada 3D, Android Auto e Apple Carplay sem fios, carregador sem fios para smartphones, quatro tomadas USB (duas à frente e duas atrás), auxílio ao estacionamento, câmara de marcha-atrás, travagem regenerativa com três níveis de regulação e os vidros laminados e acústicos, entre outros.

 

A versão Étoile distingue-se pela grelha DS Luminascreen, faróis DS Pixel LED Vision, espelho retrovisor digital, 360 Vision, portão da bagageira elétrico e “head-up display”, entre outros. Outros equipamentos estão disponíveis em pack, sendo o tejadilho panorâmico o único opcional isolado oferecido pela DS.



Os preços começam nos 59.000€ da versão FWD Standard de 230 cv e terminam nos 75.600€ da variante AWD Long Range de 350 cv. A marca propõe ainda o Nº8 em condições especiais para clientes empresariais com preços abaixo dos 45.000€ com ofertas de financiamento e renting dedicadas.



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