Principalmente nos climas mais frios, a autonomia de um automóvel elétrico pode ser seriamente afetada devido aos efeitos negativos que as temperaturas baixas têm na bateria. Saiba o que fazer para reduzir o “estrago”.

Ainda que nem todos os automóveis elétricos e respetivas baterias que os equipam reajam de forma equivalente quando utilizados em climas mais exigentes, com temperaturas muito baixas, existem medidas comuns que podem ser aplicadas, consoante o caso, para reduzir esse efeito negativo e “esticar” um pouco mais o alcance efetivo do nível de carga na bateria.
Estudos realizados na Noruega, o mercado automóvel referência no que à utilização de automóveis elétricos diz respeito e onde as temperaturas são, nas estações frias, especialmente baixas e quase sempre negativas, concluíram que a autonomia de um elétrico nestas condições pode ser, em média, entre 20 a 40% inferior.
Ainda que em Portugal não se sintam, normalmente, condições climatéricas tão extremas, nunca é demais saber estas úteis dicas:

1 – Utilizar o modo ECO: selecionar o modo de condução que dá prioridade à eficiência e conduzir com suavidade e antecipação. O modo Eco otimiza a utilização de energia, limitando a potência entregue pela bateria ao motor elétrico e reduzindo também o consumo dos sistemas auxiliares. Parece exagerado, mas verificar a correta pressão dos pneus, respeitando as indicações do fabricante, é igualmente essencial.
2 - Pré-condicionamento térmico: antes de desligar o veículo do ponto de carregamento e de iniciar a viagem, utilize o sistema de pré-condicionamento térmico. Esta funcionalidade permite-lhe pré-aquecer o habitáculo do automóvel reduzindo assim o consumo de energia da bateria ao utilizar energia externa em vez da energia armazenada no veículo em viagem.
3 – Optar por modelos equipados com bomba de calor: os automóveis elétricos equipados com bomba de calor consomem menos energia ao utilizar a climatização. Assim sendo, compre, se possível, um automóvel equipado com uma bomba de calor ou pondere esse opcional ao configurar o seu novo automóvel 100% elétrico.

4 – Utilizar apenas as funções elétricas estritamente necessárias: reduzir a intensidade do sistema de aquecimento pode ajudar a proteger a autonomia remanescente. Se for possível, deve inclusivamente evitar-se a sua utilização. Em vez de ligar o aquecimento, se o seu veículo os tiver instalados, utilize os bancos e o volante aquecidos, pois consomem menos energia do que aquecer todo o habitáculo.
5 – Planear percursos e pontos de carregamento: durante o inverno, os pontos de carregamento públicos podem estar mais ocupados precisamente porque os veículos têm menos autonomia disponível. Utilize as aplicações especializadas, algumas delas disponibilizadas pelos próprios fabricantes, para localizar as estações e planear paragens estratégicas ao longo da viagem. Inicie as etapas diárias da viagem sempre com a bateria totalmente carregada.
6 – Estacionamento: sempre que possível, tente estacionar em garagens ou espaços protegidos que permitam isolar o mais possível o automóvel e a sua bateria elétrica das “pouco simpáticas” temperaturas baixas.
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