O gigante industrial norte-americano, outrora número um na tabela dos maiores fabricantes mundiais de automóveis, está a trabalhar no desenvolvimento de sistema de embraiagem novo para automóveis elétricos e registou, inclusivamente, a patente da tecnologia.
A General Motors está a desenvolver um sistema de embraiagem com atuação modular para possível aplicação nos seus futuros modelos elétricos. O fabricante americano já deu inclusivamente início ao processo de pedido de registo da patente.
De acordo com a documentação, trata-se de um sistema destinado a melhorar a eficiência e o desempenho dos veículos elétricos, proporcionando um controlo mais preciso do funcionamento da embraiagem. A descrição do sistema inclui componentes como um motor elétrico, uma embraiagem, um dispositivo de acionamento e um processador. A embraiagem engata e desengata para ajudar a controlar o fluxo de potência e a transmissão do veículo.
De acordo com o site GM Authority, o sistema recebe um sinal que indica a pressão do fluido necessária para operar a embraiagem. Utilizando este sinal de pressão, o processador calcula a posição ideal para um êmbolo dentro do atuador, engatando ou desengatando a embraiagem com base na posição calculada.
Em função de fatores como a temperatura, a velocidade do motor, as mudanças de velocidade e o feedback da embraiagem, a posição do êmbolo é ajustada. Isto ajuda, adiantam, a garantir o já referido controlo preciso e um funcionamento suave de todo o sistema.
Ao controlar com maior precisão a embraiagem, o sistema pode otimizar o fluxo de potência do motor elétrico, melhorando a eficiência global do veículo. A capacidade de efetuar ajustes em tempo real garante mudanças de velocidade mais suaves, o que pode, também, melhorar a experiência de condução, algo que, no caso dos automóveis elétricos atualmente disponíveis, ainda não convenceu, totalmente, os condutores mais puristas.
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