As vendas de automóveis ligeiros de passageiros (BEV) em Portugal aumentaram 12,2% no primeiro trimestre, num sinal de que este tipo de tecnologia está em crescendo, mas já sem os ganhos substanciais de outros anos
A existência de um maior número de opções 100% elétricas no mercado está a ser um dos motivos pelos quais as vendas de automóveis a bateria estão a crescer. De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) referentes ao primeiro trimestre, o mercado de veículos elétricos (BEV) teve um crescimento de 12,2% no segmento dos ligeiros de passageiros, de 14,4% no de ligeiros de mercadorias e de 222,2% no de pesados (correspondendo a 29 unidades).
Entre os ligeiros de passageiros elétricos, que é segmento o mais relevante, foram matriculadas entre janeiro e março 9.424 unidades, sendo que, no mês de março, foram matriculadas 3.739 unidades, para um crescimento de 5,4%. Considerando os ligeiros de passageiros híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos (BEV), matricularam-se 25.654 unidades no primeiro trimestre, subindo 13,7% face ao período homólogo de 2023. Nota, ainda, para o crescimento de 29,7% dos automóveis ligeiros de passageiros híbridos plug-in, com um total de 7.112 unidades registadas no primeiro trimestre.
Olhando apenas para o mês de março, matricularam-se 10.021 automóveis ligeiros de passageiros eletrificados ou seja, mais 9,7%.
Quanto ao mercado de ligeiros de mercadorias, os automóveis elétricos, plug-in e híbridos tiveram um crescimento de 14,8% no primeiro trimestre de 2024 (com 651 unidades), em comparação com o mesmo período de 2023. Porém, no mês de março, registou-se uma evolução negativa de 25,2% face ao mês homólogo de 2023, com 169 unidades matriculadas – todas elas 100% elétricas. Adicionalmente, os comerciais elétricos 100% elétricos também tiveram uma quebra de 24,9% em comparação com março de 2023.
Por fim, quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, no mês de março de 2024 matriculou-se um veículo pesado elétrico novo, o que representou um decréscimo de 75%. Em termos acumulados, no primeiro trimestre de 2024, verificou-se uma evolução positiva de 222,2% face ao mesmo período do ano de 2023, tendo sido matriculados 29 veículos.
Tesla sempre na liderança
Escalpelizando por marcas, a Tesla é a marca que lidera nos ligeiros de passageiros 100% elétricos, com 1.184 unidades registadas em março de 2024, crescendo 19,6% face ao mesmo mês do ano passado, a que corresponde uma quota de mercado de 31,67%. As demais marcas com automóveis elétricos tiveram prestações não tão volumosas, com a BMW a ficar em segundo lugar, com 349 unidades matriculadas, crescendo 18,7% face ao ano passado. A Peugeot ocupou o terceiro lugar do pódio, com 341 unidades matriculadas, crescendo 53,6% em março.
No acumulado do primeiro trimestre, a Tesla comanda a tabela com 2.888 unidades matriculadas ao longo dos três primeiros meses, crescendo 37,7% e com uma quota de mercado de 30,65%. A segunda melhor, a BMW, aproxima-se das mil unidades matriculadas, com 925 registos, crescendo 22,7%, ao passo que a Mercedes-Benz figura logo atrás, com 627 unidades matriculadas, também com um crescimento de 22,7%. A Citroën surge em quarto, com 582 unidades (mais 7,6%), na frente de Volvo, com 529 unidades (mais 23,3%) e da Peugeot, com 525 unidades (mais 7,4%). Surge depois a BYD, marca que está já bem cimentada no top 10, com um total de 411 matrículas no primeiro trimestre, à frente de Audi, Volkswagen e da MG.
Nos ligeiros de passageiros plug-in híbridos, a Mercedes-Benz teve o maior número de matrículas em março, com 799 unidades, sendo também a líder destacada da tabela acumulada entre janeiro e março. Nesta categoria, aliás, a marca alemã tem um domínio semelhante ao da Tesla entre os elétricos, com 2.083 automóveis PHEV matriculados, crescendo 78,5% no primeiro trimestre. A BMW foi a segunda em março (294 unidades) e é a segunda da tabela acumulada, com 907 matrículas, menos 14,9% do que em igual período de 2024. A Volvo foi a terceira marcas que mais PHEV vendeu em março (212), mas é a Peugeot que ocupa a terceira posição na tabela acumulada, com 637 ligeiros de passageiros plug-in matriculados.
Nos híbridos, foi a Fiat que mais vendeu em março, com 804 unidades matriculadas, subindo impressionantes 155,2%, mas é a Toyota, a segunda mais vendida de março (683) que lidera a tabela acumulada do primeiro trimestre, com 2.172 híbridos vendidos (-8,9%). Fiat e Nissan completam o pódio, com 1.539 unidades (mais 42,8%) e 1.331 unidades (mais 26,3%) vendidas, respetivamente.
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