Proposta deverá colocar limite máximo de alcoolémia nos 0,2 gr/lt para todos os condutores.
Uma revisão da taxa de alcoolémia máxima para todos os condutores em Espanha deverá ser aprovada e implementada em breve pelo Governo. No passado mês de setembro, o Ministério do Interior, responsável pela DGT – Dirección General de Tráfico, garantiu que iria promover uma reforma para baixar o limite de álcool no sangue.
Atualmente, esse valor é de 0,5 gramas por litro, mas o limite passará, em breve, para 0,2 gramas e para todos os condutores. O limite não se aplicará, assim, exclusivamente aos condutores recém-encartados ou aos profissionais. Todos os encartados terão de o cumprir.
Sendo praticamente zero, há, no entanto, um motivo para o novo limite ser 0,2 gr/lt e não o zero absoluto. Segundo Martínez-Sellés, presidente do Colégio Oficial de Médicos de Madrid, “existem vários estudos que demonstram que, com este nível de álcool, o atraso nas ações reflexas é suficiente para pôr em perigo o condutor e os outros.” Porém, uma taxa de 0 gr/lt não foi considerada adequada uma vez que poderiam surgir alguns resultados positivos não relacionados diretamente com o consumo de álcool.
Com este novo limite, e ainda que as variáveis em jogo sejam muitas e que o organismo de cada pessoa responda de maneira diferente à ingestão de álcool, um copo de vinho ou uma cerveja poderá ser suficiente para o ultrapassar. Por esse motivo, a mensagem que o Governo espanhol pretende passar é clara: se for conduzir, não beba rigorosamente nada.
Comments