Destinada a participar na edição deste ano da rampa norte-americana, a F-150 Lightning SuperTruck EV preparada pela Ford Performance impressiona pelo gigantesco "aileron" traseiro que pode gerar quase três toneladas de carga descendente a 240 km/h!
Após a experiência passada com a SuperVan com que participou na Rampa de Pikes Peak de 2023, a Ford volta àquela emblemática prova americana, conhecida como a “corrida para as nuvens”, com uma F-150 Lightning bastante especial.
Com efeito, esta criação da Ford Performance – apresentada por enquanto em decoração de camuflagem –, foi desenvolvida em parceria com os especialistas da STARD, demarcando-se pela imponência visual graças à asa traseira opulenta que consegue gerar cerca de 2.700 kg de carga aerodinâmica a uma velocidade de 240 km/h, essencial para manter o veículo “colado” ao asfalto que desde há alguns anos compõe a totalidade do percurso.
A utilização de grandes apêndices aerodinâmicos não é estranha nesta modalidade, sendo uma circunstância comum para os modelos de competição que debitam muita potência e precisam de elevada motricidade e precisão em curva. O desafio passa por manter a velocidade de ponta elevada sem sofrer com o arrasto causado pela asa nas zonas rápidas. No passado, muitos modelos utilizaram grandes asas traseiras em Pikes Peak, como o Suzuki Escudo de “Monster” Tajima ou os Peugeot 405 T16 e 208 T16.
No caso da F-150 Lightning SuperTruck EV não é apenas o aileron traseiro que se demarca, mas também o difusor inferior que, em combinação com a asa, permite obter um efeito aerodinâmico muito mais poderoso.
Competição como laboratório
A inspiração é, naturalmente, a F-150 Lightning, a pick-up 100% elétrica lançada pela Ford e que tem vindo a ser um sucesso de vendas nos Estados Unidos. Tal como sucedeu em participações anteriores, a Ford aposta nestas demonstrações para evoluir a tecnologia de automóveis elétricos, com a participação em Pikes Peak a permitir, de acordo com a marca, “informar quanto à calibração do software e quanto à química das células de baterias para os veículos de produção e também para futuros programas de competição”.
A Rampa de Pikes Peak terá o seu evento principal a 23 de junho.
Curiosamente, a Ford Performance não revelou quaisquer detalhes quanto à potência, nem ao número de motores presentes a bordo deste protótipo tão especial. Porém, sabe-se que este será mais um desafio para Romain Dumas, atual recordista daquela prova e com grande experiência na abordagem a modelos elétricos de alta potência.
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