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Estacionar um SUV em Paris (ainda) mais caro

Foto do escritor: João IsaacJoão Isaac

Nova revisão nos preços dos parqueamentos na capital francesa significa que, agora, é ainda mais caro parar um automóvel grande e pesado nos estacionamentos públicos disponíveis na cidade.



A cidade de Paris está a apertar o cerco aos automóveis grandes e pesados, o que se traduz em más notícias para os condutores de SUV, sigla que já batiza as medidas recentemente revistas - conhecidas como “tarifas SUV” - e implementadas desde o passado dia 1 de outubro.


Porém, as novas medidas só se aplicam a quem estiver de passagem pela Cidade da Luz, uma vez que os residentes, profissionais e, obviamente, os serviços de urgência estão isentos do seu pagamento. As novas regras aplicam-se a todos os veículos a combustão ou híbridos com peso superior a 1,6 toneladas, bem como a viaturas 100% elétricas que pesem mais de 2 toneladas.


Assim, estes veículos vão passar a pagar 18 euros por hora (em vez de 6 euros/hora) no centro de Paris e 12 euros por hora (em vez de 4 euros/hora) na zona periférica. As autoridades fiscalizadoras recolhem informação sobre o peso do automóvel através de um sistema de leitura da matrícula que lhes garante o acesso à informação.



"Estamos orgulhosos por termos colocado uma questão eminentemente ambiental, numa altura em que o ambiente é apresentado como a fonte de todos os males", disse a Presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, em fevereiro, após a publicação dos resultados. "É uma forma de resistência aqui em Paris a este movimento tão preocupante."


Sob a sua liderança, a pressão sobre os automobilistas da capital francesa tem vindo a aumentar progressivamente através do aumento dos preços do estacionamento, da proibição gradual dos veículos a gasóleo e, ao mesmo tempo, da expansão da rede de ciclovias e outras soluções de mobilidade.


Os residentes de Paris votaram sobre esta proposta no início do ano e dos 1,37 milhões de pessoas inscritas nas listas eleitorais da maior cidade francesa, 78.121 participaram na votação e, destes, 54,55% votaram a favor da introdução de uma tarifa de estacionamento específica para os veículos mais pesados. Apesar de apenas 5,7% do eleitorado ter participado no referendo e do “Sim” ter ganhado por curta margem, a proposta foi aprovada.

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