Projeto independente desenvolvido por companhia austríaca transformou o "best-seller" da marca norte-americana num híbrido com motor térmico alimentado a metanol. Contamos-lhe todos os pormenores...
A empresa austríaca Obrist deciciu pegar num Tesla Model Y e reformular significativamente a tecnologia escondida sob a sua carroçaria, criando o inédito Model Y Hyper-Hybrid.
Embora mantenha a sua vertente 100% elétrica original perfeitamente funcional, a Obrist decidiu igualmente instalar um motor alimentado a metanol, bem como um depósito para o armazenar, permitindo que este Tesla híbrido seja propulsionado por energia elétrica da sua bateria ou pelo novo motor e respetivo combustível sintético, batizado de aFuel e produzido internamente pela própria Obrist.
Este Model Y é apenas um protótipo, uma tentativa de mostrar novas possibilidades em termos de tecnologia híbrida
Este Model Y é apenas um protótipo, uma tentativa de mostrar novas possibilidades em termos de tecnologia híbrida, tendo sido desenvolvido de forma totalmente independente, uma vez que a Tesla nada teve a ver com a sua construção. Até porque Elon Musk parece não aprovar soluções equivalentes à da Obrist, ao considerar que o hidrogénio, por exemplo, por exigir grandes reservatórios de armazenamento, não é de todo uma solução viável.
Assim sendo, é pouco provável que venha a surgir no futuro uma tecnologia híbrida da Tesla idêntica à agora apresentada pela Obrist, mas fabricantes como a Toyota estão a fazer grandes investimentos nessa área, quer no ponto de vista do desenvolvimento de veículos elétricos equipados com pilha de combustível, quer em termos de motores de combustão alimentados a hidrogénio.
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