top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

Esteban Ocon na Haas em 2025

Atualizado: 29 de jul.

A escuderia norte-americana assinou acordo plurianual com o piloto francês que ainda acelera na Alpine-Renault. Em 2025, dupla de pilotos nova. Anteriormente, a equipa já tinha anunciado a contratação do britânico Oliver Bearman.



Sabendo que não teria lugar na Alpine em 2025, Esteban Ocon já assegurou um lugar para se manter na Fórmula 1 na próxima temporada. O piloto francês assinou um contrato de vários anos com a Haas F1 Team para ingressar na formação americana a partir do próximo ano, fazendo dupla com Ollie Bearman, uma das promessas da modalidade.


Esteban Ocon já assegurou um lugar para se manter na Fórmula 1 na próxima temporada

 

Com Nico Hulkenberg a rumar à Sauber (num projeto que dará origem, em 2026, à Audi) e o anúncio recente de que Kevin Magnussen não estaria ao volante da Haas em 2025, tornou-se claro que a equipa americana optou por mudar a sua estratégia em termos de pilotos, aliando juventude e experiência.


Esteban Ocon troca a Alpine pela Haas

Com Ocon, a Haas passa a contar, pela primeira vez, com um piloto vencedor de Grandes Prémios nas suas fileiras, trazendo consigo também um vasto leque de competências obtidas na sua carreira ao longo de equipas como a Manor, Force India, Renault e Alpine. O ponto alto das 146 corridas que disputou foi o triunfo no GP da Hungria de 2021, então, com as cores da Alpine.


A primeira experiência de Ocon na Fórmula 1 foi em 2014 com a Lotus.

 

Num detalhe curioso, a primeira experiência de Ocon na Fórmula 1 foi um teste em 2014 com a Lotus, cuja estrutura é hoje, basicamente, a da Alpine F1 Team, no Circuito de Valência, mas então supervisionado por Ayao Komatsu, que é atualmente o diretor da equipa Haas F1 Team.



 “É óbvio que conheço o seu talento há muito tempo e a nossa história pessoal remonta à primeira experiência do Esteban num carro de Fórmula 1 – eu era o seu engenheiro nesse dia com a Lotus. Ele mostrou o seu talento na altura, depois de bons desempenhos nas categorias juniores - tinha acabado de ganhar o Campeonato Europeu de Fórmula 3 de 2014”, recorda Komatsu, fazendo alusão ao percurso de Ocon no automobilismo. “Era vital que tivéssemos um piloto com experiência ao lado do Oliver Bearman no próximo ano, mas o Esteban tem apenas 27 anos – ele ainda é jovem e tem muito a provar também”, acrescenta.



Por seu turno, o piloto francês explica os motivos que o levaram a escolher a Haas para dar continuidade à sua carreira. “Vou juntar-me a uma equipa muito ambiciosa, cujo espírito, ética de trabalho e inegável trajetória ascendente impressionaram-me muito. Gostaria de agradecer ao Gene Haas [NDR: proprietário da equipa] e ao Ayao Komatsu pela sua confiança e apoio, e pelas nossas discussões honestas e frutuosas nestes últimos meses. Numa nota mais pessoal, estou muito feliz por voltar a trabalhar com o Ayao, uma vez que ele fez parte da minha estreia quando entrei pela primeira vez num carro de Fórmula 1 durante os meus dias de piloto da Lotus Junior, há mais de dez anos”.


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page