top of page
Logotipo | e-auto

Euro NCAP reconhece aumento da segurança dos comerciais

Foto do escritor: João IsaacJoão Isaac

Os mais recentes testes realizados pelo organismo europeu que avalia a segurança ativa e passiva dos automóveis novos introduzidos no mercado europeu revelaram uma melhoria nos níveis de segurança no segmento dos comerciais. Explica-a à introdução de melhores assistentes eletrónicos à condução (ADAS).



O Euro NCAP revelou em comunicado oficial as conclusões da sua mais recente bateria de testes realizada a modelos do segmento dos comerciais, anunciando melhorias significativas dos níveis de segurança oferecidos, referindo, igualmente, que 40% dos veículos testados conquistaram, inclusivamente, a avaliação "Platinum”.


Este resultado positivo deve-se, em grande parte, à inclusão de tecnologia de assistência ao condutor mais eficaz, sistemas vulgarmente conhecidos como ADAS.

Alguns destes modelos testados registaram uma performance substancialmente melhor do que o Regulamento Geral de Segurança da UE (GSR2), o qual entrou em vigor no passado dia 1 de julho de 2024.



Estiveram em destaque os seguintes modelos: Ford Transit Connect, Ford Transit Courier, Maxus eDELIVER 5, Mercedes-Benz Vito, Nissan Interstar, Renault Master e o VW Caddy Cargo. No total, foram testados 17 veículos nesta ronda, tendo todos, exceto um, recebido a classificação Platinum ou Gold.


“Assistimos a uma melhoria significativa na disponibilidade de tecnologias ADAS à medida que os fabricantes cumprem a nova legislação. No entanto, as nossas classificações para furgões comerciais foram concebidas para aumentar a eficácia e o desempenho para além do que é exigido pelo GSR2. É satisfatório que os fabricantes de veículos estejam a responder aos requisitos mais rigorosos do Euro NCAP e a ultrapassar as normas GSR2, pelo que recomendamos aos gestores de frotas que considerem os furgões comerciais com a classificação Euro NCAP Platinum. Estes são os veículos que mais significativamente superam os regulamentos GSR2 e oferecem às frotas comerciais opções mais seguras que previnem ou atenuam a gravidade dos acidentes e protegem a reputação da empresa e dos seus condutores” comenta o Dr. Michiel van Ratingen, Secretário-Geral do Euro NCAP.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page